domingo, 4 de março de 2018

CCO MOBILIDADE: Onda Verde é ampliada para dar celeridade ao trânsito em Niterói



Objetivo da nova tecnologia é melhorar a dinâmica urbana tanto para motoristas quanto para os pedestres. Foto: Evelen Gouvêa


Vinicius Rodrigues
(com alterações por Axel Grael)

Prefeitura instala câmeras nos semáforos das principais vias do Centro, que serão sincronizados pelo CCO MOBILIDADE, localizado no mesmo prédio do CISP

Niterói vai ter ampliado, ainda neste mês, um sistema de câmeras que permite a sincronização em tempo real dos semáforos, cujo objetivo é dar fluidez ao trânsito.

O Centro de Controle Operacional da Mobilidade de Niterói (CCO Mobilidade), instalado pela Prefeitura de Niterói com recursos provenientes do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói, financiado pelo BID, integra 10 Controles de Tráfego de Área (CTA´s) abrangendo as principais vias de circulação da cidade.

O programa está em fase de testes e permitirá o ajuste a partir da análise do fluxo de tráfego feita automaticamente pelo sistema, a partir da contagem de veículos feita pelas câmeras instaladas nos semáforos e interligadas através de uma rede de fibra ótica ao CCO Mobilidade, localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na Região Oceânica. Segundo a prefeitura, o objetivo das câmeras não é aplicar multa mas otimizar o funcionamento do trânsito.

Já foram instalados 179 dos 190 semáforos inteligentes previstos. Atualmente a prefeitura está instalando os equipamentos nas ruas Heitor Carrilho, Avenida Visconde do Rio Branco e Feliciano Sodré, no Centro. Os dispositivos estão em fase de testes e deverão entrar em operação tão logo os estudos estejam concluídos, informou a prefeitura.

Com o início das operações, o sistema proporcionará "ondas verdes", permitindo uma maior fluidez do trânsito e, ao mesmo tempo, reduzindo a velocidade dos veículos, sem prejuízo do tempo de deslocamento dos usuários. Outras vantagens a serem destacadas é que com o sistema reduzirá o número de acidentes e a letalidade dos mesmos, além de reduzir a poluição por emissões veiculares com a diminuição dos engarrafamentos. A "onda verde" já funciona na Alameda São Boaventura, no Fonseca e na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí.

Dados do Departamento Nacional do Trânsito (Denatran) apontaram que o número de veículos em Niterói cresceu 11% em 2017, se comparado com o ano de 2016. Foram 261.748 veículos contra 290.824.

“O fluxo de veículos em direção ao Centro de Niterói, sobretudo na hora do rush, é muito grande. Além disso, muitos carros saem em direção ao Rio de Janeiro e por isso o trânsito fica um caos. Espero que colocando os sinais verdes por mais tempo possa melhorar”, defendeu o taxista Edson Curvello, 46 anos.

Segundo a Prefeitura, essas câmeras não têm a função de aplicar multar, mas têm a capacidade de observar a presença ou a ausência de veículos em um determinado cruzamento, podem também fazer a contagem de veículos, a classificação deles, medir a velocidade média, entre outras coisas.

O CCO da Mobilidade tem investimento de R$ 19,1 milhões, por meio de convênio com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social de Niterói.

Fonte: O Fluminense (com alterações por Axel Grael)



----------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

SMART CITIES: Le Monde considera projeto de Niterói um dos melhores do mundo

Conheça o escopo do PRODUIS, o projeto que está implantando o CCO Mobilidade de Niterói:


NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: soluções tecnológicas adotadas em Niterói foram debatidas em evento internacional na FGV
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE - Sistema de sinais inteligentes já em funcionamento em Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Primeiro conjunto de sinais inteligentes é instalado em Niterói
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Sinais inteligentes serão implantados nas dez áreas consideradas as mais congestionadas da cidade
NITERÓI CIDADE INTELIGENTE: Município terá sinais inteligentes e trânsito monitorado em tempo real
NITERÓI TERÁ SISTEMA DE CONTROLE DE TRÂNSITO MAIS MODERNO DO PAÍS
SEGURANÇA E TRÂNSITO: Prefeito visita o CCO e anuncia que Várzea das Moças vai ganhar portal de segurança
CENTRO DE CONTROLE OPERACIONAL DE MOBILIDADE (CCO): Tecnologia de ponta vai monitorar e gerenciar o trânsito em Niterói










Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.