segunda-feira, 12 de março de 2018

MATÉRIA NO BOM DIA RIO: Praias de Niterói, RJ, atingem bons índices de balneabilidade pelo segundo verão consecutivo



COMENTÁRIO DE AXEL GRAEL:

A boa matéria apresentada no noticiário Bom Dia Rio, da Rede Globo, deu reconhecimento aos resultados alcançados pelo Programa Enseada Limpa, desenvolvido desde 2013, pela Prefeitura de Niterói, em parceria com a Concessionária Águas de Niterói.

O programa Enseada Limpa tem raízes na experiência que tive anteriormente na militância ambientalista em defesa da Baía de Guanabara (iniciada na década de 1970, quando fundei o Movimento de Resistência Ecológica - MORE, para lutar contra a poluição das fábricas de sardinha de Jurujuba), na condução de políticas públicas (quando participei do Programa de Despoluição da Baía de Guanabara) e pelo trabalho que desenvolvemos junto ao Projeto Grael (Projeto Baía de Guanabara: promovido em parceria com a UFRJ e a Prooceano e o Projeto Águas Limpas, de retirada do lixo flutuante na Enseada, em parceria com Águas de Niterói e CLIN).

O programa Enseada Limpa é uma iniciativa e teve a coordenação da Vice Prefeitura e, agora, na segunda gestão do prefeito Rodrigo Neves, pela Secretaria Executiva. Destaco aqui o trabalho desenvolvido por Dionê Marinho Castro, por Valéria Braga e Luize Ferraro Melo, além de Águas de Niterói.

Vencer o ceticismo e resultados

Ao lançar o Enseada Limpa, quando falávamos da nossa determinação em promover a despoluição da Enseada de Jurujuba, ouvíamos dos céticos que não seria possível avançar na enseada se a Baía como um todo estava poluída.

Com o Enseada Limpa, estabelecemos uma agenda de obras pontuais de melhoria da infraestrutura de saneamento na bacia hidrográfica, investindo mais de R$ 20 milhões em parceria com Águas de Niterói e com recursos captados junto ao governo federal. Acabamos com as línguas de esgoto nas praias e atacamos o problema da falta de conexão dos imóveis à rede de esgoto através do Programa "Se Liga", desenvolvido em parceria com o INEA.

Também passamos a gerir o problema do lixo e a atuar em ações educativas nas comunidades.

E os resultados estão vindo, como mostra a matéria da Rede Globo. Em 2013, o índice de balneabilidade das praias não passava de 27,8%. Estabelecemos a meta de chegar ao final da primeira gestão do prefeito Rodrigo Neves (dezembro de 2016), ultrapassando a marca de 50%. A meta foi alcançada e continuamos avançando, rompendo aos poucos barreira dos 70%, como mostra o texto abaixo.

O importante é que, como afirmei na matéria, as melhorias na Enseada de Jurujuba alcançadas pelo Enseada Limpa, são "a prova que a despoluição da Baía de Guanabara é um sonho possível. Não podemos prescindir dos grandes investimentos em saneamento nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, mas o Programa Enseada Limpa da Prefeitura de Niterói comprova que ações locais podem trazer avanços significativos".

Ainda há muito por se fazer, mas o importante é que estamos no caminho certo para fazer da Enseada de Jurujuba a primeira parte da Baía de Guanabara a poder ser considerada despoluída.

Axel Grael
Secretário Executivo
Prefeitura de Niterói



---------------------------------------------------------------


Praias de Niterói, RJ, atingem bons índices de balneabilidade pelo segundo verão consecutivo


Índices de balneabilidade em NIterói são os melhores desde 2013. Assista ao vídeo com a matéria veiculada no Bom Dia Rio, de 12 de março de 2018.


Por Bruno Albernaz / G1

Mesmo com melhoria, alguns niteroienses ainda evitam entrar nas águas banhadas pela Baía de Guanabara. 'Não tenho coragem', diz morador.

Faltando menos de um mês para o fim da estação mais quente do ano, os moradores de Niterói, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, estão tendo o segundo melhor verão dos últimos cinco anos na cidade. De acordo com um levantamento do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), no ano passado, as praias do município alcançaram o melhor índice de balneabilidade desde 2013. Locais que antes eram considerados impróprios para banho estiveram próprios em mais de 70% do total de dias de 2017. Em fevereiro de 2018, 61% dos boletins foram próprios para banho nas praias de Niterói. Em 2013 esse índice foi de 27,8%.

Dados estatísticos divulgados pelo Inea apontam que, de janeiro a dezembro de 2017, as praias de São Francisco, Charitas, Jururuba e Adão e Eva estiveram próprias para banho em 70,4% do total de dias em que foram recolhidas as amostras. Em janeiro de 2018, 44% dos boletins foram próprios para banho nas praias da cidade Em fevereiro, o percentual subiu para 61%.

"Os excelentes resultados que se verificam na balneabilidade da Enseada de Jurujuba é a prova que a despoluição da Baía de Guanabara é um sonho possível. Não podemos prescindir dos grandes investimentos em saneamento nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, mas o Programa Enseada Limpa da Prefeitura de Niterói comprova que ações locais podem trazer avanços significativos”, diz Axel Grael.


Apesar de levantamento apontar melhorias na qualidade da água, as opiniões se dividem quanto ao banho nas praias banhadas pelas águas da Baía de Guanabara. "Eu tenho medo. Prefiro não arriscar a correr o risco de pegar alguma doença de pele. Vejo muito lixo na água. Ela tem uma coloração escura, a areia é poluída, prefiro evitar. Geralmente quando quero ir à praia, vou a Camboinhas ou Itacoatiara", diz Lucas Nunes, estudante de odontologia.

"Por praticar canoa havaiana nas praias da baía, acabo tendo que mergulhar. Geralmente saio de Sao Francisco e de lá vou, com alguma frequência, para Adão e Eva, Boa Viagem e Icaraí e sempre paro para mergulhar. Tem dias que a agua está bem suja, mas dias como esses têm sido cada vez mais raros. E prova de que aparentemente está mais limpo é que o aparecimento de tartarugas está aumentando. Pelo menos é o que eu e alguns amigos observamos", disse o jornalista Diego Verticchio.


Praia de Charitas, em Niterói, recebe grande movimento em dias de sol e calor (Foto: Bruno Albernaz / G1)



Assim como Diego, o porteiro Mailson Rocha dos Santos, de 27 anos, contou que mergulha com frequência nessas praias e notou uma melhora na qualidade da água.

“Eu vou com frequência. Já mergulhei em todas elas e nunca vi problemas com lixo. Sempre que fui, a água parecia estar limpa. Hoje em dia eu vejo uma melhora muito grande na qualidade da água. Antes a gente via sujeiras por conta de um canal de esgoto que era aberto em Icaraí. Mas agora melhorou muito”, contou Mailson.

No início do ano, golfinhos chamaram a atenção na costa niteroiense. Um grupo de cinco golfinhos foi flagrado na Praia de Icaraí por remadores de canoa havaiana. Os atletas deixaram a atividade física de lado para registrar o passeio dos mamíferos.


Golfinhos são flagrados em praia de Niterói, RJ . Acesse o vídeo aqui.

Placas indicam quando praias de Niterói estão próprias ou impróprias para o banho (Foto: Miguel Folco / G1)

Profissionais e atletas de canoagem dizem que a qualidade da água em Charitas melhorou muito (Foto: Bruno Albernaz / G1)

Atletas e banhistas alegam que água está limpa e com vida marinha ativa (Foto: Bruno Albernaz / G1)


Programa Enseada Limpa

Um programa criado pela prefeitura prevê uma série de iniciativas para tornar a Enseada de Jurujuba a primeira área da Baía de Guanabara totalmente despoluída. Para o secretário executivo da prefeitura, Axel Grael, responsável pela implantação do programa, a despoluição da baía é um sonho possível.

"Os excelentes resultados que se verificam na balneabilidade da Enseada de Jurujuba é a prova que a despoluição da Baía de Guanabara é um sonho possível. Não podemos prescindir dos grandes investimentos em saneamento nos municípios do entorno da Baía de Guanabara, mas o Programa Enseada Limpa da Prefeitura de Niterói comprova que ações locais podem trazer avanços significativos”, diz Axel Grael.

Fonte: G1



---------------------------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

ENSEADA LIMPA: Previsão de verão com praias liberadas em Niterói
ENSEADA LIMPA: Reportagem mostra avanços na despoluição das praias de Niterói e a participação do Projeto Grael
ENSEADA LIMPA: Ações para salvar a Baía já dão resultado
ENSEADA LIMPA: Prefeitura de Niterói acompanha teste de tecnologia de tratamento da água do Canal da Av. Franklin Roosevelt
Fui palestrante em evento nos EUA sobre o problema do lixo flutuante na Baía de Guanabara
ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas, na Enseada de Jurujuba, atrai evento de pesca esportiva
ENSEADA LIMPA: Águas cristalinas atraem banhistas para praias da Baía, em Niterói
ENSEADA LIMPA: Ações para salvar a Baía já dão resultado
Fui palestrante em evento nos EUA sobre o problema do lixo flutuante na Baía de Guanabara
ENSEADA LIMPA: Praia de Charitas, na Enseada de Jurujuba, atrai evento de pesca esportiva
ENSEADA LIMPA: Golfinhos dão show em Jurujuba
ENSEADA LIMPA: Golfinhos fazem espetáculo no mar de Charitas. Melhorias na balneabilidade da enseada poderiam estar ajudando a atrair estes visitantes?
Após quatro anos sumidos das Cagarras, golfinhos voltam a ser vistos
Projeto Grael divulga relatório para contribuir para a solução do lixo flutuante na Baía de Guanabara

Outras postagens


"Barômetro da Baía" e o monitoramento da Baía de Chesapeake: inspiração para a despoluição da Baía de Guanabara
PARCERIA PROJETO GRAEL - UFF: Barco vira sala de aula itinerante
Niterói sedia evento de Stand Up Paddle e Canoa Havaiana
PARCERIA DO PROJETO GRAEL E UFF RECUPERA BARCO PARA AÇÕES EDUCATIVAS E APOIO À PESQUISA
PROJETO GRAEL terá Semana de Ciência e Tecnologia
SANEAMENTO: No Brasil, esgoto de 45% da população não recebe qualquer tratamento
SANEAMENTO: 'Já temos um Tietê por Estado': 81% dos municípios despejam esgoto em rios











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.