terça-feira, 13 de março de 2018

SEGURANÇA: Prefeitura assina pacto pela paz em Niterói



Agentes do Proeis no Centro: prefeitura quer ações que combatam violência na origem - Divulgação/Leonardo Simplício


Giovanni Mourão

Autoridades, ONG e empresários vão elaborar plano municipal de segurança


NITERÓI — A prefeitura de Niterói e a organização civil Comunitas assinaram, na manhã desta terça-feira, o Pacto Niterói pela Paz, no Teatro Municipal, no Centro. O projeto consistirá na elaboração de diversas estratégias de curto, médio e longo prazos para tentar diminuir os índices de criminalidade na cidade. Na manhã desta terça, foi apresentado um relatório do histórico de violência do município nos últimos dez anos. A partir dos números apresentados, a parceria vai definir as táticas e diretrizes para a implantação do projeto, que tem previsão para entrar em vigor na segunda semana do mês de junho.

Fernando Veloso, ex-chefe da Polícia Civil do Rio e parceiro técnico no desenvolvimento do programa, apresentou um relatório com tais índices de violência. O documento aponta crescimento em diversas modalidades de crimes ocorridos na cidade. Segundo o relatório, entre 2008 e 2017, o número de roubos de carga cresceu 42,9%, enquanto os roubos de veículos subiram 41,7% e os latrocínios 7,2%. No total de roubos, em geral, praticados na cidade, o crescimento também foi de 7,2%.

O Pacto Niterói pela Paz consistirá na elaboração de diversas estratégias de curto, médio e longo prazo, para a diminuição desses índices. A partir da parceria firmada, serão definidas as táticas e diretrizes para a implantação do projeto, que tem previsão para entrar em vigor na segunda semana do mês de junho. O plano, que faz parte do programa Juntos pelo Desenvolvimento Sustentável, terá suas ações baseadas em cinco eixos estruturantes: Policiamento e Justiça; Prevenção Social; Fiscalização Administrativa; Tecnologia; e Urbanismo. Este é o primeiro passo para a elaboração do Plano Municipal de Segurança.

A diretora-presidente da Comunitas, Regina Célia Esteves Siqueira, explicou que o objetivo, na prática, é elaborar políticas sociais que impactem de forma positiva a segurança do município.

– Trabalhamos com ações conjuntas, através dessa consultoria, entre o setor privado e a gestão pública, buscando sempre a prevenção da violência e investimentos para a redução desses índices – declarou.

Entre as exigências para o fechamento da parceria entre a prefeitura e a organização social, está a elaboração de políticas de responsabilidade fiscal por parte dos municípios. No caso de Niterói, foi anunciado a criação do Fundo de Estabilização da Receita (FER), cujo projeto de emenda à lei orgânica, elaborado pela prefeitura, ainda aguarda a apreciação da Câmara Municipal. A proposta estabelece a criação desse fundo a partir da economia de 10% dos recursos advindos da participação especial do Município nos royalties do petróleo arrecadados mensalmente.

– Os royalties e as participações especiais são recursos finitos, extraordinários e voláteis, portanto, precisamos ser responsáveis e poupar parte dessa arrecadação. É uma questão de responsabilidade – disse o prefeito Rodrigo Neves.

Fonte: O Globo 

Prefeitura vai investir mais de R$ 20 milhões no Caramujo
'Niterói Mais Segura' chega às ruas do Centro








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.