segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Participe da XI Regata Preben Schmidt, promovida pelo Rio Yacht Club. 18 de dezembro

Aileen, barco da classe 6 metros construído em 1912 e que pertenceu a Preben Schmidt, veleja diante do Pão de Açúcar.

No belíssimo poster de divulgação da XI Regata Preben Schmidt, o barco Aileen (construído em 1912), que pertenceu ao dinamarquês Preben, precursor da tradição da família Schmidt Grael na vela, veleja na Baía de Guanabara com Torben Grael no comando.

Preben Schmidt foi um engenheiro dinamarquês, que veio para o Brasil em 1924, transferido pela empresa Christiani-Nielsen. Antes de aportar no Rio de Janeiro, o jovem engenheiro, tinha prestado serviços por seis meses à sua empresa em Dacar, na África.

Chegando ao Rio de Janeiro, radicou-se em Niterói, e firmou residência na Estrada Fróes, na orla da Baía de Guanabara e passou a dedicar-se à vela. Quando ainda vivia na Dinamaraca, seu esporte principal não era a vela, mas o hipismo, no qual sagrou-se campeão em competições européias.
 
Em Niterói, ajudou a estruturar o Rio Sailing Club (que depois passou a chamar-se Rio Yacht Club) do qual foi muitas vezes comodoro.
 
O barco Aileen, da Classe 6 Metros, era uma das suas maiores paixões. Considerado um dos mais antigos barcos ainda em uso no Brasil, pertence hoje a Torben Grael, que o mantém com o mesmo carinho e dedicação que Preben fazia.
 
Em homenagem a Preben Schmidt, o Aileen é o símbolo da Regata que é dedicada a barcos de época. Na competição, o belo Aileen compete com outros barcos que também enchem a Baía de Guanabara de estilo e beleza: o Guida, de Lars Grael; o Linnie, de Erik Schmidt e o Barbra, de Axel Schmidt. Os dois últimos velejadores são filhos de Preben Schmidt, tri-campeões mundiais da Classe Snipe e foram os grandes incentivadores e professores de Torben e Lars nas conquistas dos inúmeros títulos conquistados.
 
A Regata Preben Schmidt atrai anualmente um número crescente de barcos de época e também de outros velejadores. A regata já é considerada uma das mais esperadas e prestigiadas do calendário da vela na Baía de Guanabara. Mais do que uma competição, é a grande confraternização de fim de ano da comunidade náutica fluminense.
 
Não perca esta festa. Até lá e BONS VENTOS.

Um comentário:

  1. Foi na Preben 2009 que tive a alegria de participar pela primeira vez de uma regata, à bordo do Picareta/Boteco1. Posso dizer que foi uma experiência sensacional, enriquecida pela oportunidade de participar de um evento do porte e do carisma que é a Preben Schmidt. Foi um dia inesquecível, cuja lembrança me aquece a alma e me faz sorrir.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.