quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Prefeitura de Niterói e estado retiram destroços de embarcação na Praia de Itaipu

Retirada dos destroços. Foto de Axel Grael.

Máquinas utilizadas para a remoção dos restos da embarcação. Foto de Leonardo Simplício.

Aviso afixado pelos próprios usuários da praia de Itaipu. Foto de Leonardo Simplício.

Axel Grael e Carlos Minc conversam. Foto de Leonardo Simplício.

Autoridades observam um dos tanques da embarcação. Foto de Leonardo Simplício.

Restos da traineira após o encalhe, em agosto de 2012.

Da esquerda para a direita, Daniel Marques, secretário municipal de Meio Ambiente de Niterói; Axel Grael, vice-prefeito de Niterói; Carlos Minc, secretário estadual do Ambiente, Cibele Cláuver, diretora da empresa HidroClean, cel José Maurício Padrone, coordenador da Coordenadoria Integrada de Combate aos Crimes Ambientais, da SEA.


Operação começou de madrugada. Restos de traineira naufragada ofereciam riscos aos banhistas

Uma operação conjunta entre a prefeitura de Niterói e o governo do estado retirou, na manhã desta quarta-feira (9.1), os destroços de uma embarcação naufragada desde agosto de 2012 na Praia de Itaipu, na Região Oceânica da cidade. O material, que ficava parcialmente encoberto pela água, tornou-se um perigo para banhistas que frequentam o local, sobretudo nos fins de semana. De acordo com moradores da região, desde o naufrágio, ocorreram vários casos de banhistas feridos, alguns com ferimentos graves, ocorridos em choques com pedaços de metal, pregos e restos de madeira submersos.

“Muita gente se machucou aqui. Ontem mesmo um rapaz teve um corte profundo na testa e precisou ser levado para o hospital”, contou Sidnei Monteiro, o Sardinha, que elogiou a iniciativa:

“Na campanha, o Axel Grael (então candidato a vice-prefeito) esteve aqui e disse que logo que assumisse o governo, resolveria o problema. E realmente ele voltou e cumpriu, rapidamente, a promessa. Está de parabéns.”

O trabalho de remoção dos destroços, que teve a supervisão direta do vice-prefeito Axel Grael e do secretario estadual do Ambiente, Carlos Minc, começou no fim da madrugada. Duas retroescavadeiras foram posicionadas na areia e seus operadores seguiam a orientações de dois mergulhadores, que indicavam os locais exatos onde estavam os restos da embarcação. No apoio, homens da Guarda Municipal, da Secretaria estadual do Ambiente, e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Conservação e Serviços Públicos e Ordem Pública, além de funcionários de uma empresa especializada em limpeza de praias e contenção de vazamentos.

Axel Grael ressaltou a importância da ação: “O que estamos fazendo aqui é inaugurando uma estratégia que a prefeitura de Niterói vai ter de gestão de praias. Uma quantidade enorme de niteroienses vai à praia nos fins de semana e durante a semana também sem que haja uma autoridade gestor para cuidar de problemas como esse ou de segurança e outras situações, como limpeza e proteção do meio ambiente. A embarcação está encalhada desde o ano passado e foi completamente destruída pela ação do mar. Seus escombros ofereciam riscos aos banhistas e ao ambiente também pois continha óleo em seus tanques. Muita gente se machucou desde o naufrágio.”

“Essa ação nos foi demandada pelo Axel e moradores da região e nós temos uma parceria estreita com a prefeitura, com o Rodrigo Neves e o Axel, e nós viemos aqui para dar nossa contribuição para retirar esses destroços que põem em risco a população.” Carlos Minc, Secretário Estadual do Ambiente.

Carlos Minc, por sua vez, explicou como se planejou a operação: “Essa ação nos foi demandada pelo Axel e moradores da região e nós temos uma parceria estreita com a prefeitura, com o Rodrigo Neves e o Axel, e nós viemos aqui para dar nossa contribuição para retirar esses destroços que põem em risco a população.”

Axel e Minc anunciaram, ainda, duas ações para a região: a criação da Reserva Extrativista Marinha de Itaipu até o fim do primeiro semestre, e a dragagem da Lagoa de Itaipu, prevista para ser iniciada no próximo dia 22.

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói


Um comentário:

  1. VENHO POR MEIO DESSE BLOG PEDIR PELO AMOR DE DEUS QUE NOS AJUDEM,SOMOS MORADORES DA RUA ADALGISA MONTEIRO E ANGEOLINA PETROPOLIS EM ITAIPU,ENTRE ESSAS RUAS EXISTE UM MERCADO ¨REDE ECONOMIA¨QUE FICA LOCALIZADO NA AV.CENTRAL 1210 QUE TODOS OS DIAS LIGA UM GERADOR DE ENERGIA À DIESEL DAS 18:30 ATÉ AS 23 HS,O BARULHO E A FUMAÇA SÃO INACREDITÁVEIS,NAO CONSEGUIMOS VER TELEVISÃO,FALAR AO TELEFONE ETC ETC,JÁ FIZEMOS DIVERSAS DENUNCIAS A DIVERSOS ORGÕES E NADA FAZEM,O GERENTE JÁ CHEGOU A NOS DIZER QUE A PREFEITURA ËSTAVA NO BOLSO DELES¨,O DEBOCHE,O DESCASO SAO INACREDITÁVEIS,POR FAVOR ENVIO ESSA DENUNCIA E DESABAFO E SUPLICO A VOCE AXEL QUE NOS AJUDE,NAO SABEMOS A MAIS A QUEM APELAR,JÁ TEMOS PROTOCOLO NO INEA,CORPO DE BOMBEIROS,SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE NITEROI E ATÉ AGORA NADA,ESSE TRANSTORNO SE ARRASTA POR MAIS DE 1 ANOS E 8 MESES.POR FAVOR AJUDE OS MORADORES DESSAS RUAS.OBRIGADO TELFOENE CONTATO.7925.2482,DOU MEU CELULAR DEVIDO AO MEDO DE RETALIAÇOES.OBRIGADO.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.