terça-feira, 14 de maio de 2013

Operação Calçada Livre chega ao Largo da Batalha



A Prefeitura de Niterói iniciou nesta segunda-feira (13.5), a operação Calçada Livre no Largo da Batalha. Durante a ação comandada pela Secretaria de Ordem Pública (Seop) com o apoio de diversas secretarias e órgãos públicos, 25 estabelecimentos comerciais foram notificados por falta de documentação e ocupação irregular das calçadas com exposição de mercadorias mesas, cadeiras e jardineiras no espaço público. Também foram aplicados 12 autos de infração a veículos estacionados em locais proibidos.

O ordenamento do local foi acompanhado pela secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, pelo Secretário de Ação Social, Bira Marques, e representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, de Urbanismo e Mobilidade, pela NitTrans e pela Administração Regional do largo da Batalha, e teve o apoio da Guarda Municipal e de agentes da Seop. A ação da prefeitura visa a organização do espaço público no local, permitindo o trânsito de pedestres nas calçadas, além de coibir irregularidades no comércio em geral.
 
 
Em diversos pontos da vistoria realizada foram encontradas e retiradas ligações clandestinas de luz que serviam de apoio para trailers. Como na semana anterior agentes da Seop já haviam ido ao local para avisar a feirantes e comerciantes que as calçadas deveriam ficar livres, boa parte dos ambulantes não montaram as barracas. Dois trailers que permaneceram no local e estavam sem licença foram rebocados para o depósito público. Em outros dois casos os próprios proprietários fizeram a retirada. Os donos de dois ferros-velhos também foram notificados e deverão comparecer à Seop para regularizar a situação.

“Já havíamos avisado que a operação seria feita e por isso muitas pessoas não montaram o comércio aguardando a determinação da prefeitura. Nosso objetivo é organizar quem trabalha na região. Na operação de hoje apresentamos a prestadores de serviços e da área de consertos diversos, a oportunidade de legalizar seu negócio através do empreendedor individual. É uma boa oportunidade para o trabalhador e para o município.” explicou Marcus Jardim secretário de ordem pública de Niterói.
 
 
 
A equipe percorreu todas as ruas paralelas do Largo da Batalha verificando estacionamentos irregulares em calçadas , colocação de jardineiras mapeando também locais que necessitam de reparos. Hoje mesmo a secretaria de conservação começou a trabalhar na recuperação de calçadas. Durante a operação, um cavalo que atrapalhava o trânsito também foi apreendido .A exemplo de Icaraí o Calçada livre no Largo da Batalha será uma ação constante da prefeitura como forma de promover o ordenamento urbano.

A prefeitura estuda uma alternativa para os feirantes da rua Washington Luiz, organizando o comércio informal de forma que não interfira no direito de ir e vir da população.

Fotos: Janaína Gouvêa


Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói



Um comentário:

  1. Parabéns!!! Essa ação é muito importante. Deve ser uma operação continuada!! Vamos ter uma Niterói limpa, organizada e ordenada. Quanto as jardineiras e plantas que enfeitam , devem ser organizadas pelo setor responsável, pois só ele sabe a metragem e o local adequado.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.