sexta-feira, 24 de maio de 2013

Unindo forças para promover melhorias na Ilha da Boa Viagem, Niterói


Da esquerda para a direita: Luís Sodré, Julio Ricart, Dionê Marinho Castro, Axel Grael e André Torricelli.
Ilha da Boa Viagem.


Hoje, recebi interlocutores para buscar um consenso em torno de um projeto para que a Ilha da Boa Viagem receba melhorias e possa estar aberta de forma regular à visitação pública.

Da reunião participaram:
  • Luís Sodré - irmão da D. Maria Pérola Sodré e membros da família tradicionalmente dedicada à guarda e proteção da Ilha
  • Julio Cesar de Carvalho Ricart - membro do Apostolado de Nossa Senhora da Boa Viagem, Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Niterói e Coordenador da Pastoral do Turismo da Paróquia de São Domingos de Gusmão
  • Dione Marinho Castro - geógrafa da equipe do EGP-NIT - Escritório de Gestão de Projetos, vinculado à Vice Prefeitura de Niterói
  • Axel Grael, vice-prefeito de Niterói
  • André Torricelli da Rosa, da Coordenação Nacional dos Escoteiros do Mar

A Ilha da Boa Viagem é um patrimônio histórico da cidade de Niterói, tombada pelo IPHAN em 1938. Abriga a Igreja de N. S. da Boa Viagem, cuja construção acredita-se que tenha tido início em 1650. Uma outra edificação, já abrigou a Escola de Aprendizes de Imperiais Marinheiros, para lá transferida em 1862. Na Revolta da Armada (1893), assim como várias partes de Niterói, a Ilha foi bombardeada, sofrendo muitos danos.

Há anos, a Ilha da Boa Viagem passa por um processo de deterioração, com a degradação das edificações, dos acessos e uma aceleração do processo de erosão, facilitado pela frágil geologia da Ilha.

Uma reforma emergencial promovida pelo IPHAN, permitiu que a Igreja pudesse ser enfim reaberta aos fieis, em missas que ocorrem a cada quarto domingo do mês.

Da reunião tiramos as seguintes decisões:

- O vice-prefeito verificará a situação jurídica junto à Procuradoria Geral do Município
- A Prefeitura fará uma avaliação do estado geral das instalações, em particular da Ponte de Acesso à Ilha, atualmente interditada ao uso.
- Será organizada uma reunião com todas as instituições relacionadas à Ilha para a elaboração de um projeto de restauração, proteção e gestão, respeitando o patrimônio histórico, as vulnerabilidades geológicas, fragilidades ambientais e os seus usos tradicionais, planejando a sua utilização futura de forma a respeitar a capacidade de suporte da ilha.
- Será organizado um mutirão de limpeza no dia 16 de junho, preparando a Ilha da Boa Viagem para atividades a serem realizadas durante a Jornada Mundial da Juventude.

Que se unam forças para que a Ilha da Boa Viagem seja enfim protegida e aproveitada de forma responsável e sustentável, em respeito ao passado e o futuro desse patrimônio da cidade.

Axel Grael

------------------------------------
Leia mais sobre a reunião no blog do 4º GE do Mar Gaviões do Mar, em: Reunião visa aproximar Escoteiros do Mar e Prefeitura


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.