segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Copa Brasil de Vela reúne ídolos em São Francisco


O medalhista olímpico Robert Scheidt vai participar da competição na Praia de São Francisco Agência O Globo / Ivo Gonzalez

Competição é primeiro grande evento do esporte olímpico do ano realizado em Niterói

Treinos dos atletas já começaram

NITERÓI — A areia da Praia de São Francisco vai ficar disputada no próximo fim de semana. O motivo do alvoroço será a Copa Brasil de Vela, primeiro grande evento do esporte olímpico do ano realizado na cidade. Os treinos dos atletas no local já começaram, e quem sabe um mergulho despretensioso no mar não seja a oportunidade para um flash com ídolos como Robert Scheidt, Bruno Prada, Jorge Zarif ou Isabel Swan.

Na areia, a festa acontece em todos os dias do evento, até o próximo sábado. Uma série de atividades culturais e esportivas será promovida gratuitamente para o público. Além da vela, haverá competições de stand up paddle, canoagem e remo, entre outras. Na praia, uma estrutura foi montada para a área de convivência dos velejadores, além de um palco para atrações musicais.

São esperados 300 velejadores de dez classes do esporte. Já no ano que vem, quando todas as classes estiverem reunidas na disputa, o evento passará a se chamar Campeonato Brasileiro das Classes Olímpicas de Vela, e será sediado em Niterói até 2016. A partir de 2017, ele começa a rodar o país.

— A maioria das competições das classes olímpicas é pequena, então não é vantagem que elas fiquem separadas. Com todas disputando num mesmo campeonato, além de dar mais peso ao evento, é melhor para os patrocinadores, para os atletas e, principalmente, para o público, que vai poder ver as estrelas da vela num só local— explica o coordenador técnico da equipe brasileira de vela, Torben Grael.

O desempenho dos velejadores na Copa Brasil definirá a equipe que vai representar o país no Mundial de Santander. O evento na cidade espanhola será classificatório para os Jogos Olímpicos de 2016, competição para o qual o Brasil, país-sede, tem vaga garantida em todas as modalidades.
De hoje até segunda-feira, os velejadores estarão envolvidos com os treinos para o evento. As disputas das classes acontecem de terça a domingo. Segundo Torben Grael, os melhores dias para ver os velejadores brasileiros serão a sexta e o sábado da próxima semana.

— Nesses dias, as raias das competições ficarão bem perto da areia da Praia de São Francisco — afirma.

Fonte: O Globo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.