terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Martine Grael e Kahena Kunze vice-campeãs do Norte-americano de Vela, em Miami


 


Dupla se prepara para disputar a etapa de Miami da Copa do Mundo, a partir do dia 26

A dupla de velejadoras Martine Grael e Kahena Kunze conquistou na noite de segunda-feira, dia 20, o segundo lugar no Campeonato Norte-americano de vela na classe 49erFX. Líderes do ranking mundial da ISAF, Martine e Kahena dominaram a competição desde o primeiro dia, vencendo seis de um total de dez regatas. Mas por conta de uma largada queimada na última regata da competição, Martine e Kahena foram desclassificadas da prova e por apenas um ponto de diferença para a dupla francesa Sarah Steyaert/Julie Bossard ficaram com o vice-campeonato.

"Vínhamos liderando o campeonato e embaladas pelas vitórias de domingo, mas a comissão de regatas anotou a gente como fora da linha de largada na última regata. Fizemos um vídeo da largada e foi bem duvidoso se saímos escapado ou não, protestamos, mas foi indeferido. De qualquer maneira foi um resultado muito bom porque sabemos que a cada competição o nível aumenta", contou Martine Grael.

Quando entraram nas águas de Biscayne Bay para o último dia de competição do Norte-americano de vela, Martine e Kahena tinham 14 pontos de vantagem para dupla francesa Sarah Steyeart e Julie Brossard. Na regata oito Martine e Kahena ficaram em 17º lugar enquanto Sarah e Julie conseguiram um quarto lugar. Com os descartes a diferença ainda era de 11 pontos. Na penúltima regata do dia, as duas duplas foram trocando marcação durante toda a prova e as brasileiras levaram a melhor com um quinto lugar contra um sexto das europeias. Com isso a diferença era de 12 pontos, levando para a última regata toda a emoção da decisão.

Martine Grael e Kahena Kunze velejaram bem e cruzaram a linha de chegada em quinto lugar, sendo então, naquele momento, as vencedoras da competição. Mas, no entanto, após análise da comissão de regatas, as brasileiras foram desclassificadas da regata 10 por terem supostamente queimado a largada. Com a desclassificação descartada, por ser o pior resultado da dupla na competição, Martine e Kahena somaram 35 pontos, enquanto as francesas somaram 34, garantindo o título da competição.

O próximo desafio da dupla brasileira será a etapa de Miami da Copa do Mundo de Vela, que acontece entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro. A região de Biscayne Bay é considerada um das raias mais difíceis para a classe 49erFX e os melhores velejadores do mundo estão na região para disputar competição, vencida por Martine e Kahena em 2013.

Resultado 49erFX - Campeonato Norte-americano de vela:
1º) Sarah Steyaert e Julie Bossard (FRA) - 34 pontos
2º) Martine Grael e Kahena Kunze (BRA) - 35 pontos
3º) Frances Peters e Nicola Groves (GBR) - 63 pontos

Fonte: Time Brasil





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.