quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Prefeitura inaugura UMEI Nina Torres, em Piratininga




É a décima primeira unidade de educação infantil inaugurada pela atual gestão
05/02/2015 - A Prefeitura de Niterói inaugurou na manhã desta quinta-feira (5/2) a Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) Professora Nina Rita Torres, no bairro de Piratininga, na Região Oceânica.

É a 11ª UMEI inaugurada pela atual gestão e a 15ª escola. A nova creche integra o programa Mais Infância que tem como objetivo a expansão e a qualificação da educação infantil no município. 

A UMEI Nina Torres atenderá a 140 crianças entre 2 anos e 5 anos e 11 meses, em horário integral. O espaço contará com sete salas de aula climatizadas, sala de multimeios e um pátio coberto, além de condições de acessibilidade para os alunos com necessidades especiais (elevador, piso tátil e placas em Braille), além de sistemas de reaproveitamento de água da chuva e energia solar.

O prefeito da cidade destacou a importância da inauguração de mais uma Unidade Municipal de Educação Infantil.

"A inauguração desta UMEI é uma conquista para Piratininga. Investir na base, na educação, é investir no presente e no futuro da sociedade. Tenho certeza que essas crianças que estão aqui em uma escola de qualidade, de excelência, em horário integral, serão adolescentes muito mais compromissados com a construção de uma sociedade melhor. Quando investimos na educação, estamos dando sentido a vida destas crianças e de suas famílias. E ao mesmo tempo, preparamos essas pessoas para o futuro porque é na educação infantil o momento em que a criança começa a desenvolver uma série de habilidades, cognitivas e outras, para crescer", disse.



A secretária municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Flávia Monteiro de Barros, afirmou que a meta é, até o fim de 2016, é ter 20 novas UMEIs inauguradas.

"O programa Mais Infância pretende universalizar a pré-escola em Niterói até o fim de 2016. Ele está contribuindo para mudar a face da nossa cidade. Sabemos da importância de educar nossas crianças e a educação deve começar na base. A criança que passa por uma boa educação infantil, será um outro aluno. E esse é um de nossos compromissos e responsabilidade social", enfatizou.

A nova UMEI homenageia Nina Rita Torres, professora, jornalista e empresária e que durante anos esteve à frente do Grupo Fluminense de Comunicação. Dona Nina foi idealizadora do suplemento Pingo de Gente, caderno que circulava aos domingos no jornal O Fluminense com atividades para crianças. Ela faleceu no ano passado, aos 73 anos.

O chefe do Executivo municipal falou sobre a homenagem à dona Nina.

"Dona Nina tinha uma docilidade, uma afetuosidade, um amor que poucas pessoas transmitiam. Era uma pessoa que quando olhava em nossos olhos, transmitia paz. Tenho certeza que ela está olhando por todos nós, e deve estar muito feliz porque estamos tratando das crianças e da educação", opinou.

Filho de dona Nina, o jornalista Alexandre Torres, presidente do Grupo Fluminense de Comunicação, agradeceu as homenagens.

"Só tenho a agradecer por essa homenagem. Vendo essa quantidade de amigos que estão aqui e toda essa confraternização em nome dela, minha mãe, onde estiver, está muito contente. Ela era uma pessoa que só agregava e está orgulhosa por esse equipamento padrão, excelente para a cidade e que vai fazer um bem muito grande para a comunidade", salientou.

Além da UMEI Nina Torres, já foram inauguradas as creches Marilza da Conceição Rocha Medina (Vila Ipiranga, no Fonseca), Maria José Mansur (Magnólia Brazil, no Fonseca), Rosalda Paim (Centro), Geraldo Montedônio Bezerra de Menezes (Santa Rosa), Zilda Arns (Caramujo), Almir Garcia da Silva (Maceió), Áurea Menezes (Itaipu), Lizete Fernandes Maciel (Jacaré), Vinicius de Moraes (Sapê) e Jacy Pacheco (Buraco do Boi, no Barreto). Também foram entregues duas escolas de Ensino Fundamental, no Caramujo e em São Domingos, e dois Núcleos Avançados de Educação Infantil (NAEIs), no Cafubá e na Ititioca.

Ainda este mês, será inaugurada a Escola de Ensino Fundamental Dario Castelo, em Itaipu, na Região Oceânica, a 16ª unidade de educação da atual gestão.
Fonte: Prefeitura de Niterói 







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.