quinta-feira, 26 de março de 2015

Prefeitura de Niterói e PM inauguram base policial no Caramujo






Posto será base avançada da 3ª Companhia Destacada do 12º Batalhão e contará com 60 policiais

A Prefeitura de Niterói e a Polícia Militar do Rio de Janeiro inauguraram na manhã desta quinta-feira (26/3) uma base avançada da 3ª Companhia Destacada do 12º BPM, na comunidade da Lagoinha, no Complexo do Caramujo, na Zona Norte da cidade.

A base contará com 60 policiais. Inicialmente, o posto funcionará em instalações provisórias. Na próxima semana, a Prefeitura vai iniciar obras da sede definitiva.

As instalações contam com escritório, eletrodomésticos (fogão, ar-condicionado e geladeira), banheiros e alojamento para os policiais. A Prefeitura também realizou no local serviços de tapa-buraco, capina e reforço na iluminação.

 Toda a 3ª Companhia Destacada do 12º BPM conta com 200 policiais que atendem bairros da Zona Norte da cidade.

A secretária Executiva da Prefeitura, Maria Célia Vasconcelos, destacou a importância da iniciativa.

"O momento é de grande complexidade e de oportunidade também. Nossa responsabilidade é que todos tenham seus direitos garantidos, como ir e vir, acesso à educação, saúde, assistência e cuidados básicos de cidadania e saúde. Estamos abrindo as portas de uma outra história no Caramujo. Já temos a experiência das parcerias feitas nos morros do Cavalão, Estado e Palácio que tem apresentado resultados muito bons onde trabalhamos projetos esportivos, educacionais e programas de criação de iniciativas para oportunidades de renda. E com este evento aqui no Caramujo, vamos entrar com outros serviços, já temos uma quadra esportiva, vamos realizar trabalhos de cidadania. Se existe uma parceria exemplar neste município é a do 12º BPM com os nossos serviços", afirmou.

O comandante do 12º BPM, tenente-coronel Gílson Chagas, enfatizou as parcerias da corporação com a Prefeitura.

"Essa base será muito importante para prover a segurança de todo o Complexo do Caramujo. Com certeza, ela vai propiciar aos moradores acesso a serviços públicos de qualidade. Agradecemos ao prefeito Rodrigo Neves, que tem sido um grande parceiro da Polícia Militar. A base dará mais conforto aos policiais e segurança de qualidade. É mais um equipamento que a PM ocupa em parceria com a Prefeitura. Já temos as cabines integradas com a Guarda Municipal, que é referência no Estado do Rio e uma iniciativa pioneira de Niterói que outras prefeituras vão começar a replicar. Seria muito difícil a PM ter essa agilidade de resposta em Niterói sem essa grande parceria com o município", explicou.

O secretário municipal de Ordem Pública, Marcus Jardim, disse que a inauguração da base será acompanhada pela implantação de serviços sociais e de cidadania.

"A base vai trazer segurança e tranquilidade ao local. Tenho certeza e convicção de que a população daqui terá a oportunidade de sair e voltar sem a presença incômoda daqueles que transgridem a lei. É o primeiro passo. Junto com a PM, outros equipamentos e serviços voltados para o social serão oferecidos. É preciso caminhar junto", afirmou.

A parceria entre a Prefeitura de Niterói e a Polícia Militar já foi responsável pela instalação de companhias destacadas e bases no Fonseca, Pendotiba e nos morros do Cavalão (entre São Francisco e Icaraí), Estado (Centro) e Palácio (Ingá).

Fotos: Luciana Carneiro
Fonte: Prefeitura de Niterói/Ascom






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.