quarta-feira, 22 de abril de 2015

Luto na baía de Guanabara




"SEM LÓBULO"

Pesquisadores do MAQUA lamentam a perda do principal símbolo da luta pela preservação da população de botos cinza na Baía de Guanabara.

A morte de um boto-cinza na Baía de Guanabara deixou todos da equipe do MAQUA/UERJ especialmente tristes. Uma fêmea carinhosamente chamada de "Sem-lóbulo" (BG#13) era monitorada desde 1995, quando ainda era uma filhote.

Hoje, infelizmente, recolhemos a sua carcaça na Ilha do Governador. Ela era um símbolo de esperança dessa população tão ameaçada, com a criação de sucessivos filhotes ao longo dos últimos 20 anos.

A Sem-lóbulo deixa um filhote de pouco mais de um ano e esperamos que ele sobreviva.

Continuaremos com nosso trabalho de monitoramento e ações para conservação da população de botos-cinza da Baía de Guanabara!

-------------------------------------

Todos nós que amamos a Baía de Guanabara e queremos vê-la recuperada lamentamos muito a perda e temos que agradecer o trabalho abnegado dos pesquisadores do MAQUA que há tanto tempo dedicam o seu saber e o seu talento para a pesquisa destes simpáticos habitantes da Baía de Guanabara.

Uma Guanabara Viva não surgirá apenas da limpeza das suas águas, mas da recuperação do seu ecossistema. E os botos, que ornam o brasão da cidade do Rio de Janeiro, são as mais simbólicas referências atuais de uma rica fauna que já habitou essas águas, outrora dividindo o espaço com outros mamíferos aquáticos como as baleias.

Que o exemplo de luta pela vida da "Sem Lóbulo" reforce a perseverança de todos os pesquisadores para que continuem o seu valioso trabalho em defesa dos colegas sobreviventes da nossa amiga e que os defensores da Baía motivem-se ainda mais na defesa da causa de uma Baía sustentável e acolhedora para todos os seus habitantes e usuários.

Axel Grael



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.