quarta-feira, 3 de junho de 2015

CHÁCARA DO VINTÉM: uma relíquia da história do abastecimento de água em Niterói




A cidade de Niterói nunca contou com fartos mananciais para abastecê-la e, por muito tempo, este foi um dos maiores obstáculo para o seu desenvolvimento urbano.

Segundo os professores Eloisa Souto e César Ornelas, do curso de Licenciatura em História do Centro Universitário La Salle do Rio de Janeiro - UNILASALLE, os primeiros passos para a solução do abastecimento público de água da cidade surgiu em 1835, por iniciativa do presidente da Província do Rio de Janeiro, Joaquim José Rodrigues Torres, o Visconde de Itaboraí, que investiu na prospecção e canalização de águas.

Os mananciais mais promisores estavam nas serranias compostas pelos morros atualmente denominados de São Lourenço, Boa Vista, Juca Branco e Serrão, que ainda apresentam nascentes bem ativas. O governo provincial construiu um aqueduto do Morro de São Lourenço para a adução de águas para o abastecimento de um chafariz no Largo Municipal, atual Praça D. Pedro II ou Jardim de São João, no Centro de Niterói.

Foram construídos um aqueduto, caixas de depuração e canalizações, tendo o sistema sido inaugurado em 1837.

A disponibilidade de água não foi suficiente, e as autoridades e engenheiros passaram a buscar outros alternativas para completar a oferta de água. Em 1838, o presidente da Província, Paulino José Soares de Sousa, futuro Visconde de Uruguai, desapropriou a Chácara do Vintém, cujos direitos sobre a água do proprietário, conselheiro José Caetano de Andrade Pinto (major da Guarda Nacional e Conselheiro do Império), haviam sido avaliados em 6:000$000 (seis contos de réis). Com a desapropriação da Chácara do Vintém a infraestrutura de abastecimento foi reforçada.

A medida que as obras avançavam, crescia também a população da cidade e o problema de demanda por abastecimento de água persistia. Em 1860, a cidade passou a captar água em mananciais mais distantes, no Rio da Vicência, localidade hoje chamada de Baldeador e ainda conhecida popularmente como Caixa D´Agua, no Fonseca. No final do século XIX, a Província extendeu a sua busca por água para o Rio Macacu, que originou o sistema Imunana-Laranjal, de onde provém atualmente as águas que abastecem Niterói e outros municípios do Leste da Baía de Guanabara.

Ontem, dia 02 de junho de 2015, a convite do padre João Cláudio Nascimento, estive no Bairro de Fátima com os pesquisadores do UNILASALLE, professor Cesar Ornellas (Coordenador do Projeto Aqueduto da Chácara do Vintém) e a professora Eloisa Souto (Coordenadora do Laboratório de Estudos sobre Memória, Patrimônio e Representações - LEMPAR), do secretário de Participação Social, da Prefeitura de Niterói, além de integrantes do Escritório de Gestão de Projetos - EGP (vinculado à Vice-Prefeitura) e representantes da EMUSA.

Na visita, percorremos as construções históricas e discutimos estratégias para a sua proteção. Conforme afirmei no encontro, o sistema da Chácara do Vintém é um valioso patrimônio da cidade e a sua proteção está em consonância com as seguintes iniciativas municipais: Programa Niterói Mais Verde, desenvolvimento do turismo e a obtenção do reconhecimento de Niterói como cidade histórica.

Através do EGP, vamos incluir a Chácara do Vintém como uma das prioridades dos próximos investimentos da Prefeitura.

Axel Grael
Vice-Prefeito de Niterói


As informações históricas acima citadas tiveram como referência o "Projeto da Chácara do Vintém: patrimônio histório e memória comunitária", coordenado pelo professor César Ornellas.


Fotos da visita à Chacara do Vintém:





Percorrendo o aqueduto.


 



Prédio do Reservatório de Água do sistema.

Bica, onde a população podia obter água, ao custo de um vintém.



Área do manancial, onde a água era captada.

Sistema túneis de adução de água.

 Fotos de Leonardo Simplício e Axel Grael.







4 comentários:

  1. um patrimonio desse, como ponto turistico de Niteroi, afinal é a nossa historia... Minha mãe mora em frente ha 50 anos, espero que nessa gestão possa se feito algo, pois so nossa familia ja são quatro gerações que não vemos fazerem nada, total descaso.

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana !!
    enfim alguém de Niterói vai salvar essa obra!
    meu pai diz que uma parte dessa obra foram os índios que fizeram e que quando pequeno sempre buscava água no que ele chamava de (pontilhão)!

    ResponderExcluir
  3. Como podem deixar a história se transformar ruínas!!!

    ResponderExcluir
  4. Infelizmente não.preservamos nossa estória. E uma pena! O morro de São Lourenço tb era chamado de morro da biquinha ,! Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.