segunda-feira, 6 de julho de 2015

Futuros moradores do conjunto Zilda Arns assinam contratos dos imóveis




02/07/2015 - A dona de casa Simone de Oliveira, 36 anos, não conseguia conter a ansiedade ao chegar ao bloco D do campus da UFF, no Gragoatá. Para ela, entrar na sala do terceiro andar do prédio representava os últimos passos para uma vitória. No local, ela assinou o contrato que lhe dá a titularidade de um dos apartamentos do empreendimento Zilda Arns 1 e 2, na Teixeira de Freitas. Com o documento assinado, Simone finalmente poderá dar aos quatro filhos menores e à neta que está a caminho uma vida digna, bem longe do Morro do Bumba, onde morou com a família até 2010, e foi obrigada a sair por conta da forte chuva que deixou centenas de famílias desabrigadas e muitas mortes.

“O fato de criar meus filhos em outro lugar, outro ambiente, é uma bênção. Eles estão muito ansiosos pra conhecer o apartamento, começar uma vida nova e tentar esquecer a tragédia. Já estamos fazendo planos para enfeitar o quarto. Eu vou ter minha casa, vou viver com a minha família sem estar um dia morando aqui e outro dia ali, casa alugada não é a mesma coisa. Quero acordar de manhã, reunir as crianças, fazer aquele café da manha, almoçar junto, dormir junto. Por isso que eu estou muito feliz”, disse Simone.



Para a cuidadora de idosos Maria Olinda Cândido, 58 anos, mais do que uma vitória, assinar o contrato do seu imóvel representa ficar em paz depois de anos de falta de sossego. Olinda também é ex-moradora do Bumba. Saiu de casa com o marido e o filho na noite da tragédia porque sua casa ameaçava desabar. “Depois que saímos do Bumba, nossa vida ficou muito tumultuada. Moramos em vários abrigos, depois alugamos casa, mas não tínhamos tranquilidade. Agora, com um imóvel nosso, poderemos começar uma nova vida com paz e tranquilidade”, afirmou.

As 374 famílias contempladas com apartamentos nos empreendimentos Zilda Arns 1 e 2 assinaram nesta quinta-feira (2.7) os contratos dos imóveis com a Caixa Econômica Federal. A partir da próxima semana, as famílias começam a fazer a vistoria nos imóveis. Se não houver nenhum problema na unidade habitacional, o morador receberá as chaves e poderá se mudar.




A secretária Executiva da Prefeitura de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, afirmou que esta quinta-feira foi um dia histórico. “A prefeitura fez um grande trabalho para, primeiro, recuperar a esperança dessas famílias que viveram histórias dramáticas por conta da tragédia das chuvas. Depois trabalhamos para tirar as pessoas que estavam abrigadas no 3º BI e pagar o complemento ao aluguel social. As pessoas tiveram então um tempo para se organizar para esse momento histórico”, disse.
Maria Célia destacou que a prefeitura desenvolverá um programa de trabalho permanente no Zilda Arns, envolvendo também as secretarias de Cultura e Esporte e Lazer. “Vamos ocupar a quadra, os espaços de convivência com atividades para os moradores. Há três escolas e clínica da família próximas ao condomínio, isso significa que haverá uma equipe de saúde da família cuidando dos moradores. As famílias contarão com todos os serviços públicos necessários. O Zilda Arns vai se transformar num bairro modelo de qualidade para essa população”, ressaltou a secretária.

O secretário municipal de Habitação, Atratino Cortes, explicou os próximos passos antes da mudança para o Zilda Arns.

“Hoje eles estão assinando o contrato com a Caixa. Vão sair daqui com o contrato assinado e com o dia e hora marcados para a vistoria nos apartamentos. A partir daí programaremos a entrega das chaves e a mudança. A prefeitura trabalhou duro para isso acontecer. É o sonho dessas famílias que estamos realizando. Elas viviam em área de risco e agora estão prestes a se mudar para um condomínio com área de lazer, vida reorganizada. Então a expectativa é muito grande, um motivo de festa”, afirmou Cortes.

A Prefeitura de Niterói dará suporte na mudança das 111 famílias que ficaram abrigadas no 3º BI e também das que viviam no prédio abandonado conhecido como “esqueleto da Riodades”.

A entrega das unidades habitacionais do Zilda Arns integra o programa Morar Melhor, implantado pela prefeitura em parceria com o governo federal, e que tem como objetivo a contratação de 5 mil unidades até 2016, destinadas às vítimas das chuvas em 2010 e pessoas que vivem em áreas de risco.

A Prefeitura de Niterói investiu quase R$ 5 milhões em intervenções na infraestrutura do conjunto Zilda Arns, o que possibilitou a execução de obras de contenção de encostas, drenagem e pavimentação de toda a área. Já os prédios foram construídos no âmbito do programa Minha Casa Minha Vida, nos quais foram aplicados cerca de R$ 22 milhões do Ministério das Cidades.

Fonte: Prefeitura de Niterói







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.