quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

SUSTENTABILIDADE - Niterói terá primeiro projeto de "Casa do Futuro" totalmente sustentável








10/12/2015 - Niterói será a primeira cidade do mundo, a partir do próximo ano, a ter um modelo-piloto de construção de Casa do Futuro totalmente sustentável. Ela reduzirá em até 85% o volume de resíduos e em 80% a emissão de carbono se comparada a uma casa do mesmo tamanho (cerca de 375m²).

O prefeito assinou nesta manhã (10/12), em seu gabinete, o termo de cessão de parte do terreno da Concha Acústica onde será desenvolvido o projeto NO.V.A. – Nós Vivemos o Amanhã. Pela Enel Brasil, controladora da Ampla, assinou o seu presidente, Marcelo Llévene. Em contrapartida pela cessão do terreno, a concessionária se compromete a reformar três importantes praças na cidade: a do Descobrimento, na Região Oceânica; a de Santa Bárbara; e a do Largo da Batalha.

A Ampla também terá que executar melhorias de infraestruturas na Concha Acústica. O NO.V.A. é um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento da Ampla que conta com a parceria da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e da Fundação Getulio Vargas (FGV).

O prefeito destacou a importância da parceria do poder público com a iniciativa privada e citou exemplos já realizados na cidade, como o EcoAmpla, de reciclagem e Eco Cultural. Destacou ainda a importância do diálogo da prefeitura com a concessionária para a melhoria do sistema de transmissão da Região Oceânica e as obras da Rua Coronel Moreira César.

“Hoje estamos marcando um verdadeiro gol de placa neste projeto idealizado pela Ampla que conta com apoio integral de prefeitura de Niterói”. Em tempos de crise, a união de esforços entre as instituições públicas e privadas é a melhor estratégia e uma característica fundamental do nosso governo. Vivemos um momento de conferência do clima, e este projeto tem sintonia com o século XXI. Vamos ceder a área, e a Ampla se compromete a fazer melhorias nas praças da cidade e num espaço esportivo e cultural. Uma troca em que quem ganha é o município, em todos os sentidos".

O chefe do Executivo disse ainda que a Casa do Futuro é um projeto que vai permitir a divulgação da cultura da sustentabilidade. Além disso, segundo o prefeito, será um grande ponto de partida para estudantes e pesquisas na área, já que as universidades estão envolvidas na parceria e chamará a atenção para a preservação dos recursos naturais do município. Detalhes do projeto foram dados pelo presidente da Enel, depois de agradecer a cessão do espaço público.

"Mais de seis mil pessoas em 100 países participam deste projeto. Num momento de crise, é muito importante construirmos isso. Sabemos que a crise passará e temos que olhar com otimismo, e esta Casa do Futuro é um projeto querido por nós. Estamos emocionados e queremos que a casa fique pronta antes das Olimpíadas do Rio de Janeiro."

O projeto vai usar materiais inovadores, como madeira com alta capacidade de isolamento térmico e tintas antichamas com capacidade de isolamento acústico. Entre as tecnologias previstas para a casa estão equipamentos inteligentes que medirão o consumo de água e energia em tempo real; dispositivos de monitoramento de saúde dos moradores; bancadas interativas com acesso à internet e um biodigestor que produzirá gás a partir de resíduos orgânicos para ser usado na cozinha. Além disso, a casa será autossuficiente no uso de água, e a captação de água da chuva reduzirá o risco de inundações. Todos os efluentes, incluindo esgoto, serão tratados e reutilizados. Participaram ainda do termo de assinatura as secretárias de Urbanismo, Verena Andreatta; de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; e o secretário de Cultura, Arthur Maia. O projeto será integrado ainda à Secretaria de Esporte e Lazer do município.

Fonte: Prefeitura de Niterói




----------------------------------------------


LEIA TAMBÉM:

SUSTENTABILIDADE - Casa do Futuro perto de virar realidade em Niterói
SUSTENTABILIDADE - NITERÓI TERÁ UM PROTÓTIPO DA "CASA DO FUTURO"
CASA SUSTENTÁVEL: Prefeitura e Ampla apresentam projeto NO.V.A. - Nós Vivemos o Amanhã
Concha Acústica de Niterói ganhará pista de corrida e campo de grama sintética


SAIBA MAIS SOBRE TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL:
Leia texto de minha autoria que aborda o tema da construção sustentável:
Lançamento do Anuário do CADN - Clube de Arquitetura e Design de Niterói - 2014

TetoVerde:

Teto verde, um projeto que pode ser aplicado em imóveis em construção ou prontos
Terraço Verde: sua casa mais verde, mais agradável e com menos custos
TERRAÇOS VERDES: Opção sustentável para os imóveis
TERRAÇO VERDE: Projetos que usam plantas para recobrir telhados ganham, aos poucos, espaço nas lajes

Outras postagens sobre telhados verdes:Cidades verdes: a importância de telhados e terraços verdes
Estudo técnico aborda a sustentabilidade na construção civil
Copenhague é segunda cidade no mundo a tornar obrigatórios os telhados verdes
Poluição do ar causa aumento de chuvas
Chaminé solar
Primeira escola verde é inaugurada no Rio de Janeiro
Primeira escola sustentável do Brasil consome até 80% menos energia
Construção sustentável: revisitando o conto dos três porquinhos
Brasil é o 5 país do ranking de construção sustentável
Transição para uma economia verde pode criar até 60 milhões de empregos
Copenhague adota lei que obriga a implantação de telhados verdes
COPENHAGUE: um exemplo de sustentabilidade
O efeito das ilhas de calor urbano
Hamburgo inaugura prédio abastecido com energia gerada por algas
Los huertos urbanos serán clave en las ciudades del futuro

Ilhas de calor:
Ilhas de Calor na capital paulista causam aumento de temporais
Contra ilhas de calor, Stuttgart tem 60% de áreas verdes
Calor, frescor e os ventos












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.