domingo, 3 de janeiro de 2016

NITERÓI: opções de lazer para todos os gostos


Belezas naturais da cidade são um convite ao lazer
Marcelo Feitosa
Vanessa Lima

Visitantes, turistas e moradores têm diversas alternativas de diversão

Além das belezas naturais, a cidade de Niterói, possui diversas opções de lazer que vem atraindo moradores, visitantes e turistas. Unindo lazer e bem-estar o município se destaca por oferecer alternativas de diversão que inclui banho de mar, práticas esportivas e passeios ao ar livre. Por isso, áreas como Parque da Cidade, Horto do Fonseca, Skate Park, Campo de São Bento e as praias da Região Oceânica tornaram-se os pontos mais movimentados do município.

Possuindo uma das vistas mais bonitas da região, o Parque da Cidade, em São Francisco, é o local preferido dos admiradores da natureza. Do ponto mais alto do local é possível avistar as praias de Piratininga, Itaipu, Camboinhas, São Francisco, Jurujuba, Charitas e Icaraí. Nem mesmo os cerca de 300 metros de subida conseguem intimidar os frequentadores do Parque, que podem subir de veículos particulares, de bicicleta ou a pé.

A Zona Norte ganhou uma área de lazer que conquistou o público: visitação no Horto já é de 11 mil pessoas por semana
Marcelo Feitosa

 
Moradores de Cuiabá, no Mato Grosso, os noivos Bruno Noga, e Elizabeth Marques, ambos de 22 anos, estiveram em Niterói pela primeira vez, no alto do Parque da Cidade, e se mostraram maravilhados com o ponto turístico.

"Essa é primeira vez e estamos impressionados com tudo isso. Niterói é uma cidade bem conhecida, nos recomendaram. Essa vista maravilhosa daqui do Parque inspira qualquer um. Ainda vamos visitar algumas praias, como Itacoatiara e Piratininga. Segunda-feira nós vamos embora, mas certamente essa visita a essa cidade valeu a pena", disse Bruno.

No parque também existem duas rampas propícias para a prática de voo livre, frequentemente usadas pelos aficionados pelo esporte, porém os ventos dos últimos três dias não possibilitaram saltos. O Parque da Cidade, no Verão, fica aberto das 8h às 19h no verão (o resto do ano, o horário de fechamento é 17h).

Na Zona Norte, o Horto Botânico do Fonseca tornou-se o principal reduto de lazer dregião e tem atraído moradores de todo o município. O local conquistou o preferência do público ao integrar esporte, cultura e lazer em um ambiente familiar com uma grande infraestrutura. A inauguração do Skate Park contribuiu para o aumento da movimentação do espaço que, atualmente, recebe 11 mil visitas semanais.

“Moro aqui em Niterói há anos e fiquei surpreso com a qualidade do Horto do Fonseca. Sempre que posso trago meus netos aqui para brincar, até porque me divirto bastante também. A infraestrutura da pista de skate valorizou o espaço que, agora, atrai visitantes de todas as idades”, afirma o jornaleiro Lucinei José da Rosa , de 61 anos.

Aberto das 6h às 18h, o parque virou referência de bem-estar e lazer, por contar com duas pistas de patins, skate e caminhada, playground, local de conveniência, anfiteatro, quiosques, banheiros, bicicletários, duas academias, sendo uma delas para terceira idade.

Na Zona Sul, a população também pode optar por um dia de lazer no Campo São Bento, em Icaraí, ou pela prática de esportes no Skate Park, em São Francisco. Localizado em um das áreas mais nobres da cidade, o Campo São Bento recebe diariamente cerca de duas mil pessoas e é um dos pontos mais frequentados do município.

Conhecido por sua beleza, o local possui um conjunto de atrativos como parque de diversões, aparelhos de ginástica para idosos, lagos artificiais com peixes e o seu famoso chafariz. Nos finais de semana, a área é frequentada por famílias que desfrutam do espaço junto com as crianças. Para o eletrotécnico Luciano Gama, 40 anos, a instalação dos brinquedos e a infraestrutura dos equipamentos são fatores que atraem os visitantes.

"É um ótimo ambiente para passar a tarde com a família e desfrutar de momentos prazerosos ao ar livre. Por isso, não tenho dúvida que, os moradores de Niterói são privilegiados por terem em seu território um espaço arborizado e estruturado como este. Tudo isso colabora para o aumento da qualidade de vida do cidadão", assegura.

Em São Francisco, o Skate Park Carlos Alberto Parizzi, foi inaugurado há um ano e é considerado o point de cultura urbana na cidade. O espaço que possui 2,5 mil m² divididos entre pistas, escadas e corrimões, é o local favorito dos atletas e praticantes de esporte. Não é a toa que a pista está sempre movimentada e recebe skatistas de todas as idades. Além de praticar manobras, os frequentadores passaram a considerar o Skate Park, o novo ponto de encontro dos esportistas.

"É aqui onde a gente se reúne para se divertir, conhecer novos amigos ou rever velhos conhecidos. A pista é nossa segunda casa, porque é nesse espaço que passamos a maior parte do tempo. Também vale lembrar que o local serve como um ambiente de aprendizado, já que encontramos com atletas experientes que nos ensinam técnicas", conta o estudante Leandro Loureiro, 19 anos.

Já na Região Oceânica, o que não faltam são opções de lazer para quem gosta de praia, sombra e água fresca. A praia de Piratininga, por exemplo, chama atenção por abrigar um conjunto de atrativos que levam os banhistas a frequentarem a praia em todas às épocas do ano. Desde a revitalização da orla, à área tornou-se reduto de famílias que realizam passeios de bicicleta, patins, skate e admiram o pôr do sol, no alto dos quiosques, ouvindo uma boa música: lazer e bem-estar em único local. O mar e a privilegiada vista para o Cristo Redentor, revelam os motivos que levam os banhistas a frequentarem a praia em todas às épocas do ano.

Com uma extensão de 360 metros quadrados, a orla de Piratininga, é um dos locais mais movimentados da cidade, sobretudo, aos finais de semanas e feriados, quando parte da via é fechada para o rollerzão. O projeto de lazer é destinado à pratica de atividades e beneficia os frequentadores que utilizam a área para os mais diversos tipos de exercícios. Em busca de diversão, pessoas de todas as idades ocupam a área que é considerada o “quintal de casa” de muitos cidadãos.

"Nessa época de verão, os frequentadores costumam passar o dia todo na praia e depois do banho de mar, as pessoas aproveitam para praticar esportes. Inclusive, o vôlei é uma das atividades que mais agita as areias nos dias sol", conta o proprietário de um dos quiosques da região, Anderson Dias, 49 anos.

Com David Tavares e Suzana Moura

Fonte: O Fluminense








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.