segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

ÁREAS VERDES E LAZER EM NITERÓI: Praças com um novo conceito



A ação tem como base inovação, acessibilidade e sustentabilidade. Foto: Reprodução


Piratininga, Largo da Batalha e Santa Bárbara serão os bairros contemplados com a revitalização

Três praças de diferentes bairros de Niterói receberão novos equipamentos com um conceito de lazer e entretenimento inédito para o público. A revitalização dos espaços será feita pela Enel Distribuição Rio (antiga Ampla), por meio de uma parceria com a Prefeitura de Niterói a, em um projeto batizado de “Força da Gente”. A ação tem como base inovação, acessibilidade e sustentabilidade, com previsão de conclusão para 2017, contando com o apoio do BNDES e do poder público municipal por intermédio das secretarias de Esportes e Lazer (SMEL) e Conservação e Serviços Públicos (Seconser). O projeto também conta com o Instituto Social CIEDS (Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável) como parceiro.

O projeto, que será apresentado para os moradores em reuniões organizadas pelo CIEDS, inclui a reforma das praças do Largo da Batalha (Levir Francisco), Santa Bárbara (João Saldanha) e Descobrimento, em Piratininga. Assinados pela Oikotie, empresa referência na criação e desenvolvimento de espaços de lazer infantis, os projetos têm a proposta de estimular brincadeiras ao ar livre, explorar a criatividade das crianças, desenvolver a autoestima, ajudar na socialização e contribuir com qualidade de vida dos frequentadores do local.

Cada praça terá um projeto único, com um destaque especial, mas todas irão receber piso emborrachado, reciclado, paisagismo, mobiliário urbano inovador e brinquedos. A Oikotie, que tem a segurança como referência em seus projetos, foi a empresa responsável pelas obras realizadas no Parque de Madureira e no Parque dos Patins, na orla da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio.

“Esse projeto reúne como trabalhamos a sustentabilidade, com o conceito de criação de valor compartilhado. Percebemos que o lazer é uma forte demanda da comunidade de onde está nossa sede e para empresa, além de um projeto de lazer, é um projeto que une dois pilares da companhia: sustentabilidade e inovação.

Além disso, envolvemos a as comunidades de cada bairro desde o início para ser uma construção em conjunto”, diz Márcia Massotti, diretora de Sustentabilidade da Enel no Brasil.

“É um conceito mais lúdico e moderno que estas praças contempladas receberão. Nesse período, os espaços estarão fechados para as obras. Foram escolhidos espaços em pontos estratégicos da cidade, com boa circulação de pessoas. Iremos retirar os brinquedos antigos, bancos e grades, além de cedermos o equipamento para limpar o terreno. O novo espaço é importante para reforçar as interações dentro da praça entre os moradores. O mobiliário para que os pais possam se acomodar, enquanto seus filhos brincam, será de madeira e ainda terá um canteiro para uma horta coletiva e sala de leitura”, explicou a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa.

As primeiras intervenções já tiveram início na Praça do Descobrimento. As demais iniciam dia na segunda quinzena de novembro, com previsão de término entre 31 de dezembro de 2016 e 31 de janeiro de 2017.

“O ponto mais interessante desse projeto é que ele foi desenvolvido em conjunto com a comunidade local. Os projetos atendem às carências específicas de cada local. As praças conta₢rão com equipamentos modernos de esporte e lazer, o que contribuirá sobremaneira para melhorar o nível da diversão e da prática de esportes”, esclareceu o secretário de Esporte e Lazer, Bruno Souza.

O projeto – “Força da Gente” tem como um dos seus diferenciais o engajamento da comunidade e a participação popular. Para isso, o CIEDS tem realizado o trabalho de levantamento das necessidades de uso das praças, mobilização comunitária e Assembleias de apresentação do CIEDS e irá coordenar um guia e uma oficina de manutenção e sustentabilidade dos espaços.

Praça do Descobrimento (Piratininga) – Um grande farol será a atração do playground da Praça do Descobrimento, com um grande escorrega, trampolins e espaço para escalada. Além disso, a praça terá seus tradicionais arcos revitalizados, assim como sua quadra, que passará por reforma, ganhará nova pintura, traves e cestas de basquetes.

Praça Levir Francisco (Largo da Batalha) – Já a praça do Largo da Batalha receberá um papagaio colorido gigante de 10m que terá um espaço para escalada de um lado e um escorrega do outro, além de outros brinquedos estilizados. A quadra poliesportiva também será revitalizada e será aplicado piso emborrachado e reciclado. O local ganhará ainda uma horta comunitária.

Praça João Saldanha (Santa Bárbara) – A praça, que terá a temática inspirada em “Alice no País das Maravilhas”, terá um bolo gigante, também com espaço para escalada e escorrega. O piso será quadriculado em preto e branco e os brinquedos do local farão referência à temática escolhida.

Fonte: O Fluminense









Um comentário:

  1. Olá boa tarde! Sou moradora do Capim melado, gostaria de saber como faço para me inscrever para o trabalho de horta comunitária, a algum tempo ja trabalho como paisagista e hortas seria de grande valor uma horta na nossa comunidade, incluindo uma farmácia de ervas. alem de estar desempregada poderei trabalhar para o bem da minha comunidade. Muito GRATA! RENATA MARIA
    996447483

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.