terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Defesa Civil de Niterói recebeu o Ministério Público do Rio de Janeiro



Dra. Denise Tarin e dirigentes da Defesa Civil estadual visitam a Defesa Civil de Niterói.


A Defesa Civil de Niterói recebeu nesta quarta – feira (25), a Procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, Dra. Denise Tarin, que lidera o Programa Morte Zero, o qual tem o objetivo de evitar tragédias e estabelecer medidas preventivas e procedimentos de segurança relacionados ao período das chuvas de verão. No encontro também estiveram presentes o superintende operacional da Defesa Civil do Estado do Rio, Coronel Hess, Coronel De Moraes, diretor geral do departamento de Defesa Civil do Estado, a Major Silvia Santana do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Nacionais que foram recebidos pelo subsecretário de Defesa Civil de Niterói, Major Walace Medeiros.

No encontro os representantes dos órgãos, Ministério Público do Rio de Janeiro, Defesa Civil Estadual e Defesa Civil Municipal, discutiram sobre as principais ações realizadas no município de Niterói no combate e prevenção de desastres, a importância da comunicação preventiva com a população, que é feita através do sistema de alerta por mensagens e como o município está organizado para dar resposta a eventos extremos.

A reunião também teve como foco a discussão sobre um macro planejamento que tem a finalidade o fortalecimento de todo o sistema estadual de Proteção e Defesa Civil. A partir de levantamentos de boas práticas e detecção de vulnerabilidades, o grupo irá estruturar um planejamento no sentido de dar suporte as defesas civis municipais com maior área de risco relacionadas a chuvas fortes e também ao Estado no seu papel de apoiador tanto nas ações preventivas de monitoramento e emergenciais.

De acordo com os representantes, a Defesa Civil de Niterói foi escolhida para participar do grupo de trabalho por estar num patamar considerado elevado no que se refere a estrutura e sistema de trabalho. Na ocasião foi mostrado o centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói e como o órgão atua na avaliação de riscos e emissão de alertas à população.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.