domingo, 22 de janeiro de 2017

Mais mobilidade para Icaraí: melhorias para o trânsito e ciclofaixas




Estudo preliminar a ser discutido. Fonte: Prefeitura de Niterói.
 
Trabalho de pavimentação já começou na Presidente Backer. Foto: Douglas Macedo


Giovanni Mourão


Prefeitura de Niterói anuncia uma série de alterações no trânsito do bairro para garantir maior fluidez

A Prefeitura de Niterói vai apresentar um projeto para melhorar a fluidez no trânsito de Icaraí. Trata-se da “Operação Icaraí”, um conjunto de iniciativas que buscam otimizar o transporte público e a circulação de veículos no bairro, que atualmente sofre com intensos congestionamentos. A apresentação da proposta para a avaliação da sociedade ocorrerá na quinta-feira, dia 26, a partir das 19 horas, no Clube Central de Icaraí. No encontro com o poder público, moradores, comerciantes e todos que terão suas rotinas alteradas com as mudanças poderão sugerir outras medidas ou até mesmo pontuais modificações no projeto, que deve entrar em execução imediatamente após sua avaliação.

A proposta, criada através de uma parceria entre a Secretaria de Urbanismo e Mobilidade e a NitTrans, contará com a modernização eletrônica de 42 semáforos (que já começaram a ser implantados). Três painéis de orientação do trânsito serão espalhados pelo bairro. Haverá mudança nos locais para estacionamento, alteração no itinerário de linhas de ônibus e de pontos de táxis. Também será feito o recapeamento de ruas, criado um eixo cicloviário e instalados bicicletários pelo bairro. Além disso, o projeto também contempla a proposta de um novo túnel em Icaraí.

De acordo com a secretária de Urbanismo e Mobilidade, Verena Andreatta, é importante que a sociedade participe do aperfeiçoamento do projeto.

“Esse plano será submetido à comunidade de Icaraí. A parte técnica já está lançada no papel. Vamos convocar a população para que possam dar sua opinião e estamos abertos a sugestões. A partir delas, poderemos redesenhar parte do projeto e implementá-las em tempo hábil. Organizando melhor o espaço da mobilidade, o comércio se valoriza, os moradores se beneficiam e o trânsito flui com mais naturalidade”, explicou.

Durante todo esse processo de otimização, a previsão é de que o bairro conte com 16 agentes de trânsito a pé, um agente de motocicleta, uma viatura e um apoio de reboque para casos de enguiços, acidentes, pneus furados, obras e ações operacionais contra o estacionamento proibido. Os operadores farão a cobertura de Icaraí entre 6h e 22h nos dias úteis, e entre 6h e 14h nos sábados.

Semáforos modernizados contarão com nobreaks, para casos de apagão. Foto: Douglas Macedo


Semáforos serão modernizados

Todos os 42 novos semáforos serão modernizados, contando com nobreaks que possibilitarão a permanência destes sinais ligados no caso de interrupção do fornecimento de energia elétrica. Além disso, 13 desses sinais de trânsito serão os chamados inteligentes, contando com câmeras ligadas ao Centro de Controle Operacional de Mobilidade Urbana e com um software que mede o fluxo de veículos na via através de detectores. As luzes dos semáforos acendem e apagam conforme a demanda, reduzindo, assim, o congestionamento. A previsão é de que, até o final de janeiro todos os sinais já estejam implantados.

Atualmente, 18 dos 42 semáforos já foram modernizados, enquanto cinco sinais inteligentes já foram implantados. As sinalizações inteligentes já instaladas se localizam na Av. Roberto Silveira (saída do Túnel Raul Veiga), Rua Lemos Cunha (entrada do Túnel Roberto Silveira), Rua Miguel de Frias com Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, Rua Álvares de Azevedo com Av. Jornalista Alberto Francisco Torres e Rua Dr. Paulo César com Av. Roberto Silveira.

De acordo com o presidente da NitTrans, Paulo Afonso Cunha, o sistema de modernização e inteligência vai ajudar a diminuir drasticamente os transtornos encontrados em áreas com trânsito intenso. Ele afirma que o sistema de modernização de sinais de trânsito será expandido para todos os bairros de Niterói.

“Esse plano engloba várias vertentes e alcançará todos os bairros, a seu tempo. Provavelmente, o próximo a ser contemplado será o Fonseca ou o Barreto”, detalhou o Paulo Afonso.

Ônibus terão itinerários alterados

Outra mudança será em relação ao itinerários dos ônibus que circulam no quadrilátero compreendido entre as avenidas Jornalista Alberto Francisco Torres e Roberto Silveira, e entre as ruas Joaquim Távora e Miguel de Frias. As linhas de ônibus que circulam nessa região ficarão restritas às quatro vias já citadas e às ruas Álvares de Azevedo, Lopes Trovão, Mariz e Barros, Ary Parreiras e Mém de Sá. Dentre essas vias, apenas a Miguel de Frias e a Mariz e Barros terão permissão para estacionamento e pontos de taxi. A ideia é que os pontos de taxi sejam remanejados para as vias laterais.

As seguintes vias não terão mais circulação de coletivos: Rua Pereira da Silva, Rua Tavares de Macedo, Rua Presidente Backer, Rua Domingues de Sá e Av. Sete de Setembro. Em compensação, em algumas dessas vias locais, será permitido o estacionamento de veículos.

O subsecretário de Urbanismo e Mobilidade, Renato Barandier, explica a mudança: “A primeira coisa que identificamos nesse trabalho é que todas as ruas perpendiculares à praia possuem tráfego de ônibus e estacionamento, sem definição de quais dessas vias têm prioridade para circulação e quais têm para acesso local”.

Todas as vias que sofrerão qualquer tipo de alteração na circulação de ônibus receberão sinalização vertical. Junto ao projeto, também está incluída a proibição de estacionamento na Rua Álvares de Azevedo (em dias úteis) e na Rua Lopes Trovão (inclusive aos fins de semana). A proibição comprenderá a extensão das duas vias em ambos os lados, entre a Av. Jornalista Alberto Francisco Torres e a Av. Roberto Silveira.

Bairro ganhará painéis informativos

O bairro também vai contar com três painéis de orientação do trânsito, que oferecerão informações e indicações a respeito de possíveis acidentes, congestionamentos e alterações no tráfego que ocorram em toda a cidade. Eles ficarão localizados na Praça Getúlio Vargas, na esquina das avenidas Almirante Ary Parreiras e Roberto Silveira, e na Rua Marquês de Paraná (próximo à Rua Fagundes Varela).

Para diminuir ainda mais o número de acidentes e melhorar a fluidez em Icaraí, a velocidade máxima permitida nas vias coletoras será reduzida de 60km/h para 40km/h.

Ciclofaixas serão criadas

Outro ponto importante do projeto é a instalação de 150 bicicletários por todo o bairro e a implantação de uma ciclofaixa na Rua Lopes Trovão. Com a novidade, a população que mora na região do Jardim Icaraí – que já usufrui da ciclofaixa da Rua Miguel Couto – terão um acesso adequado à Praia de Icaraí de bicicleta.

Ainda está sendo estudada a possibilidade de criar uma outra ciclofaixa na Rua Álvares de Azevedo ou na Rua Miguel de Frias. Em relação aos bicicletários, ainda será discutida com a população, a escolha dos melhores pontos para instalação. A escolha vai variar de acordo com a concentração de ciclistas.

Novo túnel poderá ser aberto

Dentro da otimização do trânsito de Icaraí, também existe um projeto de médio prazo, ainda em fase de estudos, que propõe a construção de um pequeno túnel de 150 metros fazendo a ligação entre a Rua Osvaldo Cruz e a Rua Cinco de Julho. Devido ao pequeno porte da obra, não seria necessária a utilização de explosivos, sendo possível realizar toda a escavação somente com máquinas.

Atualmente, a área em que a construção está sendo proposta é ocupada por um terreno da prefeitura de Niterói, o que facilitaria a execução do projeto, sem necessidade de desapropriação. Nessa proposta, a Rua Cinco de Julho contará com um novo binário, tendo o fluxo de veículos (incluindo ônibus) direcionado à Av. Jorn. Alberto Francisco Torres.

Ruas passarão por recapeamento

O recapemento de ruas também faz parte da Operação Icaraí. A fresagem já está sendo realizado na ruas Mém de Sá, Mariz e Barros e Presidente Backer. A Rua Lopes Trovão também passará pelo mesmo processo. As vias do bairro que estão passando pelo processo de recapeamento receberam sinalização para alertar os motoristas sobre as condições das pistas.

Fonte: O Fluminense






Um comentário:

  1. Prezado, sou morador da Praia de Icaraí, como sugestão, penso que a eminente Prefeitura poderia observar as fiações expostas na praia de Icaraí, que deixam o local extremamente feio e destoam em relação a beleza da praia. A prefeitura poderia inicialmente notificar as concessionárias de energia e telefone, pois, acredito que, uma vez que estas empresas utilizam o espaço público, para fins financeiros e prestação de serviço, nada mais justo que elas fossem responsabilizados pela utilização inadequada destes materiais. Muitos deste fios, inclusive, não estão sendo utilizados. Em segundo momento, elaborar projeto para instalar a fiação de forma subterrânea.
    Grato pela atenção.

    ResponderExcluir

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.