quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Niterói intensifica limpeza de bueiros e canais



Limpeza de bueiros entupidos. A população pode ajudar evitando descartar lixo de forma inapropriada. 


Limpeza do Canal de Camboinhas.



11/01/2017 - Duas toneladas de lixo são retiradas por mês dos bueiros de Niterói pela equipe da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser). O trabalho de limpeza das caixas-ralo, com objetivo de facilitar o escoamento das águas pluviais, se complementa à ação da Companhia Municipal de Limpeza Urbana de Niterói (Clin) que, diariamente, recolhe 200 toneladas de lixo jogadas nas ruas da cidade.

A secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, ressalta a importância da conscientização dos cidadãos. “O que fazemos, diariamente, é trabalho de formiguinha. Muitas vezes enxugamos gelo, pois recolhemos muito lixo jogado nas ruas. São pequenos itens, como garrafas de água, copos plásticos, pacotes vazios de biscoito, que jogados no chão podem contribuir para o entupimento desses bueiros durante as fortes chuvas. Fora os sacos de lixo que são colocados para recolhimento fora do horário determinado e, com as chuvas, acabam indo parar nas galerias de águas pluviais, canais e rios, obstruindo a passagem da água”, alerta Dayse Monassa.

A Clin também ressalta a importância de os moradores e comerciantes da cidade colocarem o lixo nas calçadas apenas 1 hora antes do início da coleta. Os horários podem ser visto no site (http://www.clin.rj.gov.br/?a=horariodecoleta) ou pelo app da CLIN. Se a equipe da Clin vir ou receber uma denúncia sobre a colocação de lixo na rua fora do horário da coleta cobrará uma multa, no valor de R$ 1.369,33. Os munícipes podem denunciar pelo 0800-022-215 ou pelo link da ouvidoria no site (http://www.clin.rj.gov.br/?a=ouvidoria).

A secretária reforça o pedido para que a população colabore jogando o lixo nos dispositivos apropriados instalados pela cidade. "Fazemos a limpeza dos bueiros e canais durante todo o ano. Entre dezembro e março, intensificamos o trabalho devido às chuvas de verão. No entanto, é de extrema importância a conscientização das pessoas. O lixo jogado nas ruas, além de todos os problemas relacionados à saúde e à poluição visual, provoca o entupimento dos bueiros por onde escoa a água das chuvas. Ainda precisamos avançar, mas a população de Niterói tem colaborado”, explica Dayse Monassa.

Os horários são: diária noturna a partir de 20h, nos bairros: Centro, Charitas, Ponta D'areia, São Lourenço, Fátima, Morro do Estado, São Domingos, Ingá, Boa Viagem, Gragoatá, Icaraí, Santa Rosa, Pé Pequeno, Vital Brazil, Ilha da Conceição, Jurujuba, Alameda São Boaventura. Segunda, quarta e sexta de 7 às 15h, nos bairros: São Francisco, Cachoeiras, Maceió, Viradouro, Ititioca, Largo da Batalha, Badu, Cantagalo, Cafubá, Piratininga, Jacaré, Camboinhas, Itaipu, Itacoatiara, Engenho do Mato. Terça, quinta e sábado, nos bairros: Barreto, Engenhoca, Santana, Tenente Jardim, Fonseca, Cubango, Viçoso Jardim, Caramujo, Baldeador, Santa Bárbara, Sapê, Matapaca, Vila Progresso, Rio D'ouro, Várzea das Moças.

Fonte: Prefeitura de Niterói









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.