segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Secretários apresentam sugestões para Plano Chuvas de Verão

Propostas serão reunidas e apresentadas ao prefeito Rodrigo Neves para inclusão em decreto municipal

O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, reuniu-se com vários secretários municipais na manhã desta segunda-feira (21/01) para ouvir deles a contribuição que cada pasta dará para o Plano de Chuvas de Verão, anunciado na semana passada pelo prefeito Rodrigo Neves. As propostas de cada secretaria serão reunidas em um decreto que será levado para a aprovação do prefeito.

Entre as sugestões apresentadas pelas secretarias na reunião, estão a criação de um grupo fixo vinculado ao vice-prefeito para acompanhar as ações emergenciais contra as chuvas, a criação de cartilhas explicativas sobre prevenção de tragédias e os impactos das chuvas, a disponibilização das maiores escolas municipais de cada região da cidade para auxílio às vítimas, a ajuda de comerciantes com a disponibilização de caminhões e fornecimento de alimentos, além do aumento da capacitação de agentes comunitários que integram os Núcleos de Defesa Civil (Nudecs) e já que atuam em 28 localidades de Niterói.

Axel lembrou que está sendo feito um grande esforço da Prefeitura no sentido de se antecipar a possíveis problemas provocados pelas chuvas e evitar tragédias como a morte de uma adolescente de 13 anos na noite da última quinta-feira (17/01), no morro do Palácio, no Ingá.

"Sabíamos que janeiro seria um mês de muita chuva e estamos atuando de forma preventiva de forma a se antecipar os problemas e tentar evitar tragédias", disse ele, acrescentando que há expectativa de fortes chuvas para esta semana". Ele lembrou que somente no morro do Palácio, foram interditadas 36 casas onde agentes da Defesa Civil identificaram riscos.

O vice-prefeito voltou a destacar a parceria que Niterói firmou com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio escola de cada um dos sete pólos regionais ficaria à disposição em caso de emergência. Outra sugestão é usar as 33 creches municipais localizadas em áreas de risco para palestras de prevenção e conscientização.
"Niterói está dentro do radar meteorológico do Centro de Operações da Prefeitura do Rio o que nos permite, por exemplo, observar o deslocamento das nuvens em tempo real", afirmou.

Foto: Leonardo Simplício

Fonte: Prefeitura Municipal de Niterói

Leia também: Chuva constante provoca deslizamentos em Niterói

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.