quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Niterói ganha primeira escola pública bilíngue do país



Foto: Péricles Rodrigues

Unidade estadual localizada em Charitas terá jornada ampliada e ensino da língua francesa integrada ao Ensino Médio

O prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, participou nesta quarta-feira (29.1), ao lado do governador Sérgio Cabral, do vice-governador Luiz Fernando Pezão e do secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, da solenidade de inauguração do Ensino Médio Intercultural no Ciep 449 Governador Leonel de Moura Brizola, no bairro de Charitas, Zona Sul da cidade. A unidade de ensino estadual, que se tornou a primeira escola pública bilíngue do país, vai oferecer o programa Dupla Escola, com jornada ampliada e o ensino da língua francesa integrada ao Ensino Médio.

Até o fim de 2016, a escola disponibilizará 288 vagas. Os 96 alunos que irão cursar o 1º ano do Ensino Médio este ano passaram por um processo seletivo. A inauguração também contou com a presença do embaixador da França no Brasil, Denis Pietton; e do cônsul geral da França no Rio de Janeiro, Brice Roquefeuil. O projeto é uma parceria do governo estadual com a Académie de Créteil e tem o apoio da Embaixada da França no Brasil.

"O Visconde de Taunay escreveu um livro sobre as belezas desta região, que eu recomendo que seja lido pelos alunos dessa escola porque é um relato muito importante e bonito sobre essa enseada e as encostas. Já tivemos aqui um francês enaltecendo as belezas e a importância deste local, e agora é exatamente aqui está sendo implantada essa experiência de parceria com a França”. Axel Grael

Em seu discurso, Axel Grael destacou a escolha de Niterói para sediar a escola bilíngue. “Essa é uma grande oportunidade. A escolha de Niterói, dessa comunidade do Preventório é bastante simbólica porque, há mais de um século, uma família francesa passou uma longa temporada na Casa da Princesa, aqui no mesmo bairro. O Visconde de Taunay escreveu um livro sobre as belezas desta região, que eu recomendo que seja lido pelos alunos dessa escola porque é um relato muito importante e bonito sobre essa enseada e as encostas. Já tivemos aqui um francês enaltecendo as belezas e a importância deste local, e agora é exatamente aqui está sendo implantada essa experiência de parceria com a França”, afirmou Grael.

O prefeito em exercício também lembrou que a delegação de vela da França é uma das que estão vindo a Niterói para se aclimatar para os Jogos Olímpicos de 2016. “Acho que é uma grande oportunidade promovermos a integração desses alunos que vão estar se preparando culturalmente para fazer uma ponte entre Niterói e França. Queria agradecer a escolha de Niterói e desejo que esse projeto tenham pleno êxito”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Niterói

-----------------------------------------------------------------

CASA DA PRINCESA: Saiba mais sobre a Casa da Princesa, no Preventório, e leia trechos do belo livro escrito pelo Visconde de Taunay sobre as belezas de Charitas, da Enseada de Jurujuba e da Baía de Guanabara:
Um pouco da história da Casa da Princesa, no Preventório, que será um Centro de Convivência para Idosos.

------------------------------------------------------------------

Leia também:
Escola intercultural Brasil-França é inaugurada na cidade de Niterói


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.