segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Campeonato de skate vai reunir 5 mil pessoas na Boa Viagem


É a terceira edição do Niterói SK8 Downhill, que conta com a presença do pentacampeão mundial Sergio Yuppie

O Dia

Niterói - É fato, andar de skate está na moda na terra de Araribóia. De acordo com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, pelo menos dois mil amantes da prancha sobre rodinhas usam os parques, praças e ruas da cidade para executar manobras ou mesmo para dar um ‘rolé’, como costumam dizer. De carona na popularidade do esporte, no próximo domingo, a partir das 10h, acontece o Niterói SK8 Downhill, que chega a sua terceira edição com expectativa de reunir 5 mil pessoas na orla da Boa Viagem.

O evento é um festival de culturas urbanas, mas o mais esperado é a competição de downhill. Foto: Patrick Hewig / Divulgação


O evento é um festival de culturas urbanas. Por lá vai rolar apresentação de Mc's, som com DJ's que tocam vinil, exposição de fotografias e execução de grafite. Mas o mais esperado é mesmo a já tradicional competição de downhill (modalidade de skate em ladeiras). A disputa é a quarta das oito etapas do Slide Liga, um circuito nacional de downhill. Serão 115 atletas amadores competindo em quatro categorias, sendo uma feminina.

Os candidatos serão avaliados por três skatistas profissionais vindos de outros estados. Segundo os atletas, a rampa do MAC é um ótimo local para praticar o downhill slide (descida com manobras). 

O principal nome que vai marcar presença no evento é o skatista pentacampeão mundial Sergio Yuppie, paulista que mora em Florianópolis, Santa Catarina. Ele é um ícone da modalidade, tem até um documentário contando sua história, o King of Downhill Slide. Apesar de não competir desde 2011, ele viaja o mundo todo divulgando o esporte. 

“Atualmente eu só faço apresentações. É uma forma de fortalecer o skate, que já é o segundo esporte mais praticado do Brasil, perdendo apenas para o futebol, mas precisa de mais investimento. Esse evento de Niterói é mais um que mostra a força do skate. O pessoal da cidade é muito bacana", destaca. 

Os filhos já seguem o caminho de Yuppie. Os dois mais velhos, Júnior e Fernando, já arrasam nas manobras e estarão por aqui. O caçula, de oito anos, também já dá suas 'remadas'. 

O organizador do evento, George Balboa, conta que o SK8 é uma forma de unir atletas de todo o país. “Estão vindo feras de São Paulo, o Yuppie e até o atual campeão sulamericano, o venezuelano Armando Artiles”, comemora. 

Diego Azeredo, de 19 anos, é niteroiense e foi o vencedor da primeira edição. Esse ano ele não irá competir devido a uma lesão no tornozelo. “Esse é o melhor evento de skate que rola em Niterói. Acontece em um horário super acessível. É muito legal, dá mais visibilidade para a galera do skate”, completou o estudante de publicidade.


Cidade vai ganhar dois parques de alto padrão dedicados ao esporte. Foto: Divulgação




Treinamento de nível 

A força do esporte vem despertando investimentos. Uma das principais pistas, a de São Francisco, entrou em reforma no mês passado e perto dela está sendo construído o primeiro skate park da cidade, que vai ocupar uma área de 2.500 metros quadrados. O secretário municipal de Esportes e Lazer, Bruno Souza, contou que as obras custam R$ 1,2 milhão e terminam em dezembro. 

Ainda de acordo com ele, outro parque de skate será instalado no Horto do Fonseca e deve ficar pronto em meados de 2015. “Será um dos melhores do Brasil. Além da pista com vários obstáculos, terá banheiros, bebedouros e iluminação 24h. Tudo como foi pensando em conjunto com os próprios skatistas da cidade”, diz. O presidente da Associação de Skatistas, Guilherme Bettamio, acrescenta que, enquanto as pistas não ficam prontas, os atletas atravessam a Ponte para praticar.


Fonte: O Dia



--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Começam as obras do Skate Park em São Francisco
Assinada ordem de inicio para obras do Skate Park, em São Francisco
Prefeitura de Niterói dá primeiro passo para construção de skatepark
Skatistas se unem para que esporte tenha mais incentivo em Niterói
JOVEM DE LUTA - REUNIÃO DOS SKATISTAS COM A PREFEITURA
Prefeito de Niterói encontra skatistas da cidade e reafirma compromissos com o esporte
Prefeito Rodrigo Neves anuncia retomada das obras do morro da Cocada e início da construção da Praça dos Esportes e Cultura, em Jurujuba
Assinada ordem de início de obras de revitalização do Horto do Fonseca






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.