sexta-feira, 5 de abril de 2013

Prefeitura de Niterói declara guerra à bagunça das fiações nos postes da cidade


Opinião:

Guerra à bagunça nos postes

A arborização de Niterói não é a ideal, por se constituir em grande parte de espécies inadequadas, mas é a arborização que nós temos e temos que trata-la como um valioso patrimônio que a cidade. Perde-la significaria uma grande dano ambiental e um sério prejuízo à qualidade de vida.

O que ocorre é que a arborização que temos sempre foi muito mal cuidada e, com frequência, é vítima de podas criminosas que mutilam a sua copa.

E os maiores responsáveis por essa agressão são as empresas responsáveis pela implantação de redes nos postes da cidade. Dentre estas estão a empresa concessionária responsável pela distribuição de energia e muitas outras que oferecem serviços de telefonia, internet, TV a cabo, etc.

A falta de autoridade da Prefeitura sobre esses operadores permitiu que produzissem uma verdadeira baderna no espaço aéreo da cidade, como vemos na foto abaixo. Além de redes ativas, essas empresas abandonam, sem qualquer cerimônia, fiações inativas que não prestam nenhum serviço para os consumidores destes serviços.

Para que a bagunça dos fios prevaleça, há anos sofrem as árvores, que são podadas impiedosamente deixando na cidade árvores que são verdadeiras esculturas ao mal gosto e ao desrespeito ao patrimônio ambiental público.

É contra essa desordem que o prefeito Rodrigo Neves declarou guerra. As empresas têm um prazo de 15 dias para apresentar um plano de limpeza e ordenamento do espaço aéreo. Além disso, terão que debater com a Prefeitura a regulamentação da Lei Municipal 2426/2006 (publicada em janeiro de 2007) que estabelece o ordenamento das redes.

Também, as empresas terão um prazo para que providenciem o enterramento das redes em galerias subterrâneas. A prioridade será para os espaços turísticos e para os locais que receberão investimentos de infraestrutura, como ao longo da TransOceânica, e outras obras viárias e de reformas urbana.

Outras ações que serão implementadas pela administração municipal em defesa da arborização da cidade:

Uma delas é o controle da infestação de erva-de-passarinho, que é um vegetal parasita que infesta a copa das árvores.

A segunda prioridade é melhorar a prática das próprias equipes da Prefeitura que executam podas na cidade, principalmente para livrar a iluminação pública dos galhos que impedem a sua eficiência. Estamos tratando dessa questão com a secretária Dayse Monassa, da SECONSER.

Axel Grael

----------------------------------------------------------------------


A situação do cabeamento aéreo em Niterói é a expressão da desordem e da falta de autoridade que imperavam na cidade. 

Expansão e implantação de rede área são suspensas em Niterói

Prefeito também determina que toda a fiação inativa seja removida pelas concessionárias prestadoras de serviços. Implantação de sistema subterrâneo é estudada

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou na última quinta-feira a suspensão da expansão e implantação das redes aéreas de todas as concessionárias de serviços públicos de telefonia, internet e televisão a cabo que se utilizem de postes na cidade pelos próximos 15 dias. Em reunião com representantes das grandes empresas que atuam na cidade, o prefeito determinou, ainda, que toda a fiação inativa seja removida.

"... Rodrigo Neves, anunciou na última quinta-feira a suspensão da expansão e implantação das redes aéreas de todas as concessionárias de serviços públicos de telefonia, internet e televisão a cabo que se utilizem de postes na cidade pelos próximos 15 dias".

Durante o período de suspensão, uma comissão formada por representantes da prefeitura e das empresas vai elaborar um plano de remoção das redes desativadas de telefonia que estão penduradas nos postes da cidade. Além disso, o grupo ficará responsável por apresentar propostas de regulamentação de uma lei, a 2426/2010, determinando a instalação subterrânea de novas redes desses serviços.

De acordo com o prefeito, a medida tem como principal objetivo melhorar a prestação dos serviços, reduzir a poluição visual, além de minimizar problemas com podas de árvores no município.

“Esses emaranhados de fios pendurados deixam a cidade feia, prejudicam a urbanização e o crescimento de árvores e oferecem risco aos cidadãos. Nossa meta é fazer com que toda a fiação seja subterrânea, como ocorre nas cidades mais desenvolvidas do mundo. Por isso determinei essa suspensão de novas instalações até que tenhamos um fluxo definido de ações. Do jeito que está, não pode, nem vai ficar”, disse.

O grupo de trabalho vai ser coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael e as secretárias de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e de Mobilidade e Urbanismo, Verena Andreatta.


O grupo de trabalho vai ser coordenado pelo vice-prefeito Axel Grael e as secretárias de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, e de Mobilidade e Urbanismo, Verena Andreatta. Na próxima semana, uma nova reunião está marcada para discutir o assunto. Ao fim do prazo dado pelo prefeito deverão ser apresentadas pelo grupo de trabalho as propostas do plano de remoção da fiação aérea inativa, regulamentação da lei e apresentação de um fluxo de aprovação de novos projetos para o setor.

O prefeito deixou claro no encontro que a manutenção de redes não está proibida. “Não podemos suspender este tipo de atividade (manutenção de rede), pois o cidadão seria prejudicado e nossa medida tem exatamente o objetivo de melhorar a urbanidade da cidade, acabar com a poluição visual e a insegurança da população.

O vice-prefeito Axel Grael disse que o excesso de fios também afeta o meio ambiente e o clima: “Como são muitos fios, o plantio e crescimento de árvores ficam prejudicados. Dessa forma, acaba-se reduzindo o sombreamento de grandes trechos que amenizariam o clima, sobretudo em dias muito quentes”, comentou.

“Como são muitos fios, o plantio e crescimento de árvores ficam prejudicados. Dessa forma, acaba-se reduzindo o sombreamento de grandes trechos que amenizariam o clima, sobretudo em dias muito quentes”. Axel Grael

Rodrigo Neves frisou que a medida tem etapas fundamentais: "Primeiro é preciso retirar o que está desativado, e em curto prazo. Em seguida, decidir como serão os próximos passos e como regulamentar a lei. Para isso constituímos esse grupo de trabalho".

Os representantes das empresas que participaram da reunião concordaram com as argumentações do prefeito e prometeram empenho total na remoção de fios e elaboração de propostas para implantação de novas redes subterrâneas. Eles afirmaram que além de melhorar o serviço, a medida aumenta a segurança. No encontro foi sugerida, inclusive, a união de todas as concessionárias na execução desses serviços de forma integrada e coordenada pela prefeitura.

Fonte: O Fluminense

--------------------------------------------------
Leia mais sobre o assunto no Blog do Axel Grael:
Quanto vale uma árvore?
Calor, frescor e os ventos
Ilhas de calor na capital paulista causam chuvas mais fortes do que no resto do estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.