quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Prefeito em exercício visita Centro de Comando e Controle do Estado e acompanha teste de sirenes


Fachada do CICC. Divulgação Governo do Estado do Rio de Janeiro.
 
Sala de Operações do CICC. Foto divulgação Governo do Estado do Rio de Janeiro.
 

O prefeito em exercício de Niterói, Axel Grael, visitou na manhã desta quarta-feira (22/1) o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do governo estadual, no Estácio, na região central do Rio de Janeiro.
 
Ainda na capital, Axel participou também de uma reunião do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC) , na Praça da Bandeira, onde acompanhou como funcionará o sistema de sirenes de alertas de risco de deslizamentos que será implantado em Niterói, em parceria com o governo estadual, a partir de fevereiro.

Acompanhado do subsecretário municipal de Defesa Civil de Niterói, major Walace Medeiros, e do superintendente operacional da Defesa Civil Estadual, coronel Luís Guilherme Ferreira dos Santos, Axel esteve na sala de monitoramento de câmeras e no gabinete de gestão de crise do CCIC e tomou ciência da tecnologia implantada.
 
O CICC abriga vários órgãos do Estado como as polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, entre outros. Monitora o trânsito na capital, rodovias estaduais, além de ocorrências policiais e o sistema de transportes.
 
"O nosso CCO será proporcional à escala da cidade, terá tecnologia de última geração e será um enorme avanço. Não vamos administrar Niterói olhando apenas para a cidade, mas para toda a Região Metropolitana. Precisamos de Niterói interligada, trocando informações com esses outros centros o tempo todo"

 
O prefeito em exercício destacou que a visita ao CICC foi importante porque o Centro de Controle Operacional (CCO) que será implantado na cidade terá concepção parecida e que a troca de informações entre eles será indispensável.
 
"Para nós foi interessante a visita porque o nosso centro de controle usará uma tecnologia parecida. No CICC, estamos antevendo o que poderemos disponibilizar para a nossa cidade em breve. Durante a visita, perguntamos até sobre o tipo de profissional que eles usam para lidar com essa tecnologia. Foi muito útil para o nosso planejamento. O CICC está dimensionado para atender a todo o estado do RJ. O nosso CCO será proporcional à escala da cidade, terá tecnologia de última geração e será um enorme avanço. Não vamos administrar Niterói olhando apenas para a cidade, mas para toda a Região Metropolitana. Precisamos de Niterói interligada, trocando informações com esses outros centros o tempo todo", disse.

 
 
Na reunião do DGDEC, Axel Grael acompanhou um teste de acionamento da sirene pelo computador. Após o som ser emitido, há uma mensagem para a população.
 
O computador que acionará as sirenes funcionará na sede da Defesa Civil municipal. Ele disponibilizará um mapa com a localização de cada alarme e o status dele (se está operando ou não). Foi feito também um teste com um equipamento de emergência que acionará os alarmes em caso de queda no sistema pelo computador.
 
"Tivemos acesso a detalhes da tecnologia que vamos contar com a rede de sirenes e pluviômetros. Tenho certeza que será um salto de qualidade em termos da capacidade de resposta da Prefeitura em situações de emergência. Isso faz com que a parceria entre o município e o governo se torne cada vez mais estreita", observou.
 

------------------------------------------------------

Saiba mais sobre o trabalho da Defesa Civil de Niterói:

Sobre o planejamento geral da DEFESA CIVIL DE NITERÓIDEFESA CIVIL: Prefeitura define procedimentos para atuar em emergências de deslizamentos de encostas e alagamentos
Defesa Civil de Niterói: trabalho em várias frentes para fazer de Niterói uma cidade mais segura

Sirenes
Prefeitura e governo estadual começam instalar sirenes que vão alertar população de áreas de risco sobre perigo de deslizamento
Começa a implantação de sirenes de alerta em Niterói
Defesa Civil instala sirenes de alerta em 25 comunidades
Sistema de alerta e sirenes começa a ser implantado em Niterói a partir do dia 15 de setembro
SIRENES - Defesa Civil faz mais um treinamento para as comunidades que terão os sistemas de emergência

Pluviômetros
Município de Niterói recebe primeiros pluviômetros automáticos

Estação Meteorológica
Niterói ganha sua primeira estação meteorológica

Mapeamento de áreas de risco
Prefeitura de Niterói e DRM discutem gestão de encostas de Niterói
DRM e Prefeitura de Niterói promovem Oficina Técnica "Cartografia Geotécnica de Aptidão Urbana"

Vistoria em áreas de risco
Vistoria na comunidade da Boa Vista, Niterói
Vistoria para verificar situações de risco nas encostas de Jurujuba, Niterói

Enchentes
Gestão dos rios de Niterói: a emergência e o "passo a frente"

Contenção de encostas
Prefeitura prepara ‘Pacotão’ de obras para Niterói
Prefeitura iniciará obras de contenção de encostas no Viçoso Jardim e Morro do Holofote
Verba para contenção de encostas em Niterói

Implantação de parques e outras áreas protegidas
Prefeitura de Niterói anuncia PARNIT: áreas de interesse ambiental serão protegidas

Habitação
Prefeito Rodrigo Neves lança programa "Morar Melhor", que vai construir 5 mil moradias em Niterói até 2016

NUDEC´s
Morro do Boa Vista recebe o quinto Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) de Niterói
Defesa Civil de Niterói realiza aula prática com voluntários no Cavalão

Treinamento
Defesa Civil de Niterói promove simulação de emergência em três escolas públicas
I Seminário da Defesa Civil de Niterói reforçou parcerias


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.