sábado, 23 de agosto de 2014

NITERÓI RESILIENTE: Prefeito Rodrigo Neves anuncia mais obras de contenção de encostas no Caramujo


Durante a assinatura, Rodrigo Neves ressaltou que as contenções de encostas integram o conceito de cidade resiliente.Foto: Divulgação / Bruno Eduardo Alves


Prefeitura autoriza início das intervenções em encostas de várias ruas do bairro. Prazo de conclusão dos serviços é de 12 meses

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, assinou ontem a ordem de início para as obras de contenção de encostas em diversas ruas do bairro do Caramujo, Zona Norte da cidade, entre elas, a Jerônimo Afonso, na qual houve deslizamento provocado pelas fortes chuvas de 2010. Serão realizadas várias intervenções, no valor total de R$ 5.618.393,91, que também incluem as ruas A, B, D e Selma. O prazo de conclusão dos serviços é de 12 meses a partir do início das obras.

A assinatura ocorreu no gabinete do prefeito e contou com a presença de moradores e lideranças comunitárias do Caramujo. Outra região do bairro, a Rua Bombeiro Américo, também está recebendo obras de contenção de encostas, iniciadas no começo de agosto.

Rodrigo Neves destacou que a atual gestão está investindo em infraestrutura, especialmente em áreas que foram afetadas pelas fortes chuvas de 2010.

“Estamos aqui assinando mais um conjunto de obras importantes numa área que, infelizmente, não recebeu investimentos por conta das chuvas de 2010. Em 18 meses já realizamos mais de 40 obras de contenção, que só foram possíveis pela parceria que a nova gestão da Prefeitura tem com o Governo Federal. Essas obras são executadas com recursos do Ministério das Cidades e vão trazer um pouco mais de tranquilidade às pessoas que sofreram com as chuvas”, afirmou o prefeito.

Rodrigo Neves ressaltou que as contenções de encostas integram o conceito de cidade resiliente que a nova gestão da Prefeitura vem trabalhando.

“Niterói fica entre a montanha e o mar, tem uma composição geológica complexa. Portanto, o poder público tem que atuar e se planejar levando em conta, inclusive, as mudanças climáticas e suas consequências. Nós estruturamos a Defesa Civil, investimos em estações meteorológicas, pluviômetros e em sistemas de alerta e sirenes nas comunidades com maior risco. Já realizamos mais de 40 obras de contenção de encostas nesses meses, estamos construindo quase duas mil unidades habitacionais de interesse social”, explicou.

Investimentos – O bairro do Caramujo está recebendo um grande volume de investimentos do município, não apenas na área de infraestrutura. A gestão municipal está construindo 600 unidades habitacionais, num total de quase R$ 60 milhões. A prefeitura também inaugurou recentemente o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Chico Mendes, no Morro do Céu, inaugurou o recapeamento da Rua Arthur Pereira da Mota, a principal da comunidade, e trabalha na reforma da unidade de saúde local.

Fonte: O Fluminense


--------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Assinada ordem de início para obras de contenção de encostas na Rua Bombeiro Américo e no Morro do Bonfim
QUATRO ANOS DO BUMBA: Prefeitura faz balanço de ações de prevenção, de assistência e de infraestrutura contra as chuvas

Obras de contenção de encostas em Niterói:
 
Melhoria na infraestrutura urbana de comunidades






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.