quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Chuvas: Niterói entra em estado de atenção




Pedro Conforte

Existe previsão de chuvas fortes e ocasionalmente muito fortes, com rajadas de vento e raios para a tarde de hoje. Prefeitura pede que população tenha atenção

Devido a previsão de tempestade para acontecer na tarde de hoje, Niterói entrou em estágio de atenção. Segundo a prefeitura, a previsão é que haja pancadas de chuvas de moderadas a fortes e ocasionalmente muito fortes, com rajadas de vento e descargas elétricas (raios), e pede para que a população tenha atenção.

De acordo com o prefeito Rodrigo Neves, todas as áreas do governo municipal foram mobilizadas, além da Defesa Civil que implementou um sistema para atuar nesse momento. "Peço a todos que ao escutarem o acionamento do sistema de alerta e sirene se dirijam aos locais determinados pelos Núcleos de Defesa Civil", declarou Rodrigo Neves.

A prefeitura disponibiliza que em caso de ocorrências, a população deve ligar para os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

No último sábado, Niterói foi atingida por um temporal que derrubou árvores e alagou ruas, causando transtornos aos moradores da cidade.

Rio de Janeiro - O prefeito do Rio Eduardo Paes informou, no início da manhã de hoje, que também mobilizou os principais órgãos municipais por conta das fortes chuvas prevista para acontecer no município. A medida foi tomada após a previsão meteorológica divulgada ontem pelo Sistema Alerta Rio. A cidade está em Estágio de Atenção (segundo nível em uma escala de três).

"Infelizmente, não podemos impedir a ocorrência desses fenômenos na cidade. Portanto, nosso objetivo principal é trabalhar para impedir que os impactos e transtornos, principalmente na vida das pessoas, não aconteçam de maneira intensa. Estamos com equipes de prontidão desde ontem e a cidade tem áreas de risco mapeadas, com sistema de alerta de sirenes. O que a gente pede à população é para que respeite esses alertas e que, ao longo do dia, se mantenha atenta. Não adianta sair do trabalho e se deslocar pela cidade se houver uma chuva muito forte, com pontos de alagamento. O ideal é que as pessoas procurem locais para se proteger e aguardem até a situação se acalmar", afirmou Paes.

No caso do Rio de Janeiro, os telefones de emergência são; 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) e 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Orientações à população

- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

- Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d'água;

- Evite andar ou dirigir em ruas alagadas;

- Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;

- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. Quando acionados, as pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal;

- Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;

- Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;

- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação.


Fonte: O Fluminense


------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

ATENÇÃO: Possibilidade de chuvas fortes na tarde de hoje em Niteroi

SITE DA DEFESA CIVIL DE NITERÓI: www.defesacivil.niteroi.rj.gov.br

Acesse as postagens do Blog do Axel Grael sobre a Defesa Civil de Niterói

Saiba mais sobre a Defesa Civil de Niterói:

Saiba mais sobre o sistema de pluviômetros e Sirenes de Niterói

DEFESA CIVIL DE NITERÓI




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.