sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Prefeitura recebe Unidade Móvel com 20 câmeras para auxiliar no combate ao crack

 
 
 



A Unidade de Comando e Controle Móvel foi apresentada no Caminho Niemeyer. Foto de Axel Grael.


15/08/2014 - A Prefeitura de Niterói realizou na manhã desta sexta-feira (15.8) da solenidade de entrega da Unidade de Comando e Controle Móvel da Secretaria de Ordem Pública que será utilizada para patrulhamento ostensivo em regiões da cidade onde existam episódios de consumo de crack e outras drogas ilícitas. O micro-ônibus branco é uma das ferramentas que serão utilizadas pelo município dentro do programa “Crack é Possível Vencer“. Dispondo de tecnologia avançada, o veículo conta com 20 câmeras internas e externas e, através de um mastro acoplado na parte superior do veículo, que chega a cinco metros, pode atingir um raio de até três quilômetros de visualização.

A unidade móvel será gerenciada pela Guarda Municipal de Niterói em apoio às ações das secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos, Saúde e de Ordem Pública, que participam da abordagem e acolhimento de dependentes das drogas. Para participar do programa, 45 guardas municipais já fizeram treinamento com técnicas diferenciadas de abordagem voltadas para o atendimento ao cidadão. Destes, 15 guardas receberão capacitação para operar os equipamentos da unidade móvel.

A base móvel conta ainda com o auxilio de nove monitores e uma TV Led. O ônibus dispõe ainda de cozinha, banheiro e espaço para reuniões. Outros dois carros e duas motocicletas já foram entregues para serem usados nas ações do programa.

“Não temos em Niterói as chamadas cracolândias, mas infelizmente temos cenas de uso em determinados locais. Estamos trabalhando com uma abordagem social, mas também voltada para a ordem pública. Já estamos atuando com enfermeiros, psicólogos e diversos agentes públicos para tentar reconstruir essas famílias. Conseguimos as viaturas e o ônibus, que é de última geração, e será uma espécie de Secretaria de Ordem Pública Móvel. A unidade móvel será de fundamental importância nesse monitoramento e para quando houver uma situação mais efetiva que necessite da presença ostensiva da Ordem Pública”, disse o prefeito da cidade.

Avaliado em R$ 833.300,00, o micro-ônibus ficará baseado de acordo com as estratégias dos agentes responsáveis a partir de mapeamentos e identificação das áreas onde ocorram incidências de usuários dessas drogas.

A secretária Executiva, Maria Célia Vasconcellos, destacou que a chegada da Unidade Móvel é a coroação do trabalho conjunto sistemático que a Prefeitura de Niterói já está fazendo para reverter esse quadro de saúde pública.

“Nós abraçamos esse projeto e começamos a trabalhar para colocar em prática. O resultado está ai com a chegada de carros, motos e da base móvel, que ajudará nossas equipes na rua”, disse Maria Célia.

Segundo o secretário de Ordem Pública, Marcus Jardim, o programa “Crack é possível Vencer”, tem um conceito diferenciado de abordagem na rua.

“Trabalharemos de forma itinerante nos locais de uso de drogas que já estão pontuados. A guarda já está atuando em conjunto com as demais secretarias, fazendo abordagem diferenciada em saúde pública e apoiando também os agentes do Consultório de Rua. Trabalhamos dentro do conceito de policiamento comunitário utilizando uma normatização nacional da Secretaria de Segurança Pública. Estaremos com a base de forma itinerante dentro desse princípio, para sermos uma referência nacional”, explicou o secretário.

A chegada da unidade móvel foi comemorada pelo secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Bira Marques, como um impulso para ajudar no trabalho estratégico que já está sendo realizado pelas equipes da prefeitura.

“Já estamos atuando de forma estratégica e integrada com a Secretaria de Saúde e com a Guarda Municipal fazendo as abordagens e buscando encaminhar as pessoas para o acolhimento e o tratamento necessário nas redes de proteção social. Já conseguimos retirar muitas pessoas das ruas e nossa intenção durante é diminuir cada vez mais esse quadro”, afirmou Bira Marques.

A secretária de Saúde, Solange Regina de Oliveira, explica que atuar com os usuários de crack e outras drogas é um trabalho que tem que ser feito com cuidado.

“A chegada da base móvel é importante para dar apoio ao trabalho que já começou. O treinamento da Guarda Municipal e a integração que todos os agentes têm é de fundamental importância para o sucesso do programa. A abordagem social feita pelas nossas equipes de saúde e social com o apoio da guarda é importantíssimo. É uma abordagem totalmente diferenciada”, disse a secretária.


Fonte: Prefeitura de Niterói


-------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:
Prefeitura recebe automóveis e motocicletas que auxiliarão no trabalho de combate ao crack
Prefeitura implanta nas escolas da rede municipal projeto inovador de prevenção ao uso do crack
Parceria de R$ 5 milhões para enfrentar o crack em Niterói
Guardas municipais são treinados para participarem do programa "Crack é possível vencer"
Consultório de Rua: 188 moradores em situação de rua já foram atendidos na unidade móvel em bairros da cidade
Prefeitura de Niterói e Senasp assinam termo de adesão da cidade ao programa "Crack, é possível vencer"
Prefeitura de Niterói inaugura equipamentos para atendimento a dependentes químicos
Niterói apresenta projeto de integração ao legado olímpico e garante recursos para a Guarda Municipal em Brasília
Secretaria de Assistência Social de Niterói implementa ações para população em situação de rua







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.