quarta-feira, 3 de setembro de 2014

ESCRITÓRIO DE GESTÃO DE PROJETOS DE NITERÓI: SEPLAG capacita profissionais da Prefeitura para a utilização do Sistema EGP-NIT


O QUE É O EGP-NIT

No início da atual gestão, o prefeito de Niterói Rodrigo Neves criou o EGP-Nit - Escritório de Gestão de Projetos de Niterói, instituído pela Lei 3023/2013, publicada em 23 de março de 2013, com a finalidade de:

I - elaborar o modelo de Gestão de Projetos do Município de Niterói;
II - identificar os entraves gerenciais que dificultam a execução dos projetos e apontar as soluções para contorná-los;
III - realizar a captação e intermediação do Município de Niterói com as fontes financiadoras de projetos da União, do Estado do Rio de Janeiro, dos bancos públicos, dos bancos multilaterais, das organizações internacionais e da iniciativa privada;
IV - a inscrição de todos os convênios com a união ou entidades federais no SICONV.

O EGP-Nit está sob a coordenação da Vice-Prefeitura, atuando na coordenação dos projetos estratégicos da Prefeitura, na articulação do trabalho dos órgãos da Prefeitura na elaboração de projetos transversais à estrutura formal e promovido a captação de recursos, principalmente junto ao Governo Federal.

Com a facilitação do EGP-Nit, já foram alcançados os seguintes resultados:
  • Captação de recursos para a construção da TransOceânica, projeto que trará soluções para a mobilidade da Região Oceânica de Niterói.
  • Negociação de recursos para projetos de mobilidade, incluindo o VLT Charitas-Centro.
  • Renegociação de contrato de empréstimo com o BID para investimentos de urbanização de comunidades, logística para o trânsito e melhorias no Centro de Niterói.
  • Captação de recursos para a Contenção de Encostas
  • Coordenação do Enseada Limpa - Projeto de Despoluição da Enseada de Jurujuba
  • Etc.
Estas iniciativas resultaram em recursos para Niterói da ordem de R$ 800 milhões. Além disso, o EGP-Nit supervisiona os projetos em execução, cuidando para que os procedimentos de prestação de contas e execução das obras sejam feitos conforme as normas e os compromissos conveniados, evitando que a Prefeitura volte à situação de inadimplência com o Governo Federal, situação esta encontrada no início da gestão e que perdurava há cerca de 5 anos, impedindo que a cidade tivesse acesso às fontes de recursos para as suas demandas de investimentos.

Credito o sucesso e o reconhecimento ao trabalho do EGP-Nit a toda a nossa equipe e ao apoio que temos encontrado do prefeito Rodrigo Neves e dos demais órgãos da Prefeitura.

Sabemos que estamos só começando e que ainda temos muito pela frente, mas estamos certos que estamos no rumo certo para modernizar a administração e permitir que Niterói tenha uma gestão pública com a qualidade que a sua população espera.

Axel Grael
Vice-prefeito de Niterói
Coordenador Geral do EGP-Nit


---------------------------------

O SISTEMA EGP-NIT

Para facilitar o gerenciamento dos projetos desenvolvidos na Prefeitura de Niterói, a equipe do EGP-NIT desenvolveu um sistema que passou a ser utilizado pelas demais órgãos da Prefeitura.

A SEPLAG-Niterói também utiliza o sistema para o acompanhamento e o acompanhamento das metas estabelecidas para cada órgão municipal no Planejamento Estratégico, coordenado por aquela Secretaria.


---------------------------------

SEMANA DE TREINAMENTO EGP-NIT NA SEPLAG-Niterói

Participantes da Semana de Treinamento EGPNit na SEPLAG!

A equipe de Planejamento está oferecendo aos servidores da Prefeitura o Segundo Módulo de Treinamento do Sistema EGPNit.

De acordo com a Subsecretária de Planejamento, Lucia Helena do Nascimento, todos estão vendo a importância do sistema EGPNit como ferramenta que organiza e acompanha as metas de 2014.

''Continuamos o trabalho! Estamos nos aprimorando no módulo de inserção de todas as ações de Governo para executarmos o monitoramento das metas. O apoio e a adesão da Prefeitura, como um todo, tem sido gratificante para a SEPLAG", informou Lucia Helena.
 
— com Lucia Helena Do Nascimento.


Fonte: SEPLAG-Niterói



------------------------------------------

SAIBA MAIS SOBRE O EGP-NIT

Superintendente da Caixa diz que EGP de Niterói é considerado modelo
Aprovada a criação do Escritório de Gestão de Projetos
Lei 3023/2013, que institui o EGP-Nit

AÇÕES DO EGP-NIT

- Projeto PRODUIS (BID)
Prefeitura de Niterói estrutura-se para receber financiamento do BID
BID libera primeira parcela de financiamento e poderá apoiar VLT de Niterói
PREFEITURA ASSINA CONTRATO DE R$ 65 MILHÕES COM O BID PARA INVESTIR NA INFRAESTRUTURA DE NITERÓI

- Geoprocessamento
Sistema de última geração vai fazer o mapeamento de Niterói

SAIBA MAIS SOBRE O TRABALHO DA SEPLAG-NITEROI
http://www.seplag.niteroi.rj.gov.br/
https://www.facebook.com/seplagniteroi

Prefeitura de Niterói realiza o seu décimo encontro de gestores


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael. Obrigado.