segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Niterói investe em preparação para as Olimpíadas de 2016


 
O acesso ao Complexo dos Fortes passará por obras de reestruturação, assim como todo o Caminho Niemeyer.Foto: Arquivo / Débora Nunes


Neltur traça planos para atender turistas que virão para os Jogos Olímpicos. 40 delegações devem passar pela cidade. Município receberá um investimento de R$ 11 milhões

Para reforçar o atendimento à demanda turística e dar continuidade ao serviço prestado no setor durante a Copa do Mundo em junho deste ano, a Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur) já está planejando uma série de projetos em infraestrutura para atrair ainda mais visitantes nas Olimpíadas do Rio em 2016. O município deverá receber pelo menos 40 delegações no período do evento e com o objetivo de garantir o conforto e a estabilidade dos estrangeiros a expectativa é que a cidade receba um investimento na ordem inicial de aproximadamente R$ 11 milhões.

Os planos preveem a instalação do Atracadouro Público no Caminho Niemeyer e a implantação definitiva de três Centros de Atendimento aos Turistas (CATs) na Região Oceânica, no Museu de Arte Contemporânea e na Praça XV.

Embora a cidade tenha obtido um balanço positivo nas questões ligadas ao setor de turismo, segundo o resultado de uma pesquisa realizada recentemente pelo Observatório de Turismo da Universidade Federal Fluminense (UFF), a Neltur avalia como imprescindível a reforma de alguns pontos específicos do município. O acesso ao Complexo dos Fortes que compreende a entrada do Forte Barão do Rio Branco até a Fortaleza de Santa Cruz passará por obras de reestruturação, assim como toda a extensão do Caminho Niemeyer, no Centro. Para a efetivação de todo o planejamento, a Neltur deve firmar parcerias com empresas privadas.

“Há um cronograma a ser seguido para o início e conclusão desses processos. Entre as fases de execução e entrega, existem muitos detalhes a serem avaliados, mas estamos fazendo o possível para cumprir todos os prazos estabelecidos, como está sendo feito na construção dos CATs e da Marina Pública. Até 2016 os niteroienses podem ter a certeza que a cidade estará pronta para ser o destino preferido dos turistas nacionais e internacionais”, certificou o presidente da Neltur, Paulo Freitas.

Nos quesitos referentes à sinalização, o plano é demarcar toda a cidade com placas bilíngues a fim de facilitar a circulação de visitantes estrangeiros.

Já na distribuição de informativos, o município conta com o apoio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da RioTur, que divulga nos atrativos turísticos de Niterói em seus centros de atendimentos. O trabalho por meio de mídias digitais interativas e marketing digital é a grande aposta do município que tem o objetivo de despertar o interesse dos viajantes que desembarcam nos aeroportos em atravessarem a ponte ou a Baía de Guanabara. O órgão municipal tem a estratégia de promover ações promocionais em diversos meios de comunicação, como o mobiliário urbano, outdoors, taxidoors, propaganda virtual, divulgação em veículos de massa tradicionais, confecção de material gráfico (folders, blocos, pastas e brindes) e etc.

Segundo o gestor da Neltur, as ações publicitárias serão realizadas intensamente para tornar de conhecimento público as belezas e riquezas naturais que o município possui.

“Vamos repetir o trabalho feito no período pré-Copa e Copa, que foi de grande prospecção e divulgação com material contendo os pontos turísticos e as paisagens da cidade, em eventos de turismo que participaremos em outros Estados e até mesmo em outros países”, ressaltou.


Fonte: O Fluminense


---------------------------------------------------

LEIA TAMBÉM:

Preparação de Niterói
FORTES HISTÓRICOS DO RIO DE JANEIRO - O paraíso visto das fortalezas
Mapeamento inédito apresenta as belezas culturais de Niterói
CAMINHO DOS MUSEUS - Da Boa Viagem ao Ingá, roteiro abrange seis prédios históricos
"Destinos: NITERÓI", matéria publicada na revista de bordo da Avianca
Prefeitura vai criar sistema integrado de museus
Museu Janete Costa de Arte Popular será reaberto no próximo dia 10
Parque da Cidade ganha reforma para atrair turistas em Niterói
Construindo uma parceria Prefeitura de Niterói / INEA: gestão de parques, cultura e esportes
PRO-SUSTENTÁVEL - PREFEITURA DE NITERÓI CAPTA RECURSOS PARA NOVO PROJETO PARA A SUSTENTABILIDADE DA REGIÃO OCEÂNICA
Passeio de van ajuda visitantes a conhecerem melhor as atrações
CATs dão apoio aos turistas na cidade em visita aos cartões postais
Niterói em diferentes idiomas
MUSEUS DE NITERÓI: entrada gratuita para os ciclistas
NOVO MOBILIÁRIO URBANO DE NITERÓI: Prefeitura inicia instalação de novos abrigos de pontos de ônibus da Alameda
Copa do Mundo: apoio ao turista em vários pontos da cidade
Em Niterói, ministro destaca importância da Copa para desenvolver a gestão do futebol
Prefeitura de Niterói firma com Ministério do Turismo e Sebrae importantes parcerias na área do turismo

Impacto econômico e social dos grandes eventos
Com a Copa, turistas estrangeiros gastaram US$ 797 milhões no Brasil em junho
Niterói recebeu 119 mil turistas durante a Copa
Neltur e UFF liberam resultado parcial de pesquisa sobre turismo na cidade na época da Copa do Mundo
Número de turistas supera projeção feita sobre a Copa do Mundo
Torcida francesa ‘invade’ Niterói
Turismo em Niterói supera as expectativas durante a Copa
Niterói ganha sotaque latino durante a Copa
Ipea constata que 70% da população brasileira nunca foram a um museu ou a um centro cultural


Outras iniciativas
Primeira hospedaria de imigrantes do país vira museu a céu aberto em São Gonçalo
Helene Schmidt e os Imigrantes na Ilha das Flores, na Baía de Guanabara






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contribua. Deixe aqui a sua crítica, comentário ou complementação ao conteúdo da mensagem postada no Blog do Axel Grael.